Atentos à demanda crescente do mercado por cientistas de dados, estão sendo abertos os primeiros cursos de graduação em Ciência de Dados do Brasil. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, assim como a Universidade Anhembi Morumbi e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, são pioneiras na oferta de curso superior na área.
Os bacharelados visam à produção de análises que subsidiem estratégias de negócio ou políticas públicas. Na federal carioca, trata-se de uma ênfase em ciência de dados nos cursos de estatística e matemática aplicada. Já a FGV terá a primeira turma de graduação totalmente dedicada ao tratamento e análise de dados.
Na Universidade Anhembi Morumbi, o curso combina Business Intelligence (BI), Big Data e Machine Learning, além de técnicas de outras áreas interdisciplinares. Também em São Paulo, a PUC-SP deve ofertar 35 vagas. Outra novidade acontece na Universidade de São Paulo (USP), onde ocorreu a atualização do currículo do curso de estatística para a formação de cientistas de dados.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de tecnologia no Brasil está em franca ascensão. Até 2024, o mercado demandará 70 mil profissionais ao ano, enquanto o número de formados nessa área chegará a 46 mil.
Fonte: Valor Econômico