Robotic Process Automation (RPA) é um tema que vem sendo abordado nos últimos tempos, principalmente quando falamos em automação e otimização de tarefas. Afinal, o RPA nada mais é do que uma solução que automatiza processos e atividades manuais e repetitivas por meio de um software.
Esse sistema pode ser adotado pelas empresas não só para simplificar a rotina operacional, mas também para a coleta e operação de dados para inteligência de maneira mais simples e ágil. E quem busca construir estratégias mais efetivas, e procura fazer isso em pouco tempo, pode encontrar no RPA um grande apoio para o sucesso das análises do seu negócio.
Veja, a seguir, como esse tipo de software pode ajudá-lo na coleta de dados para inteligência:
Análises facilitadas e bem estruturadas
Uma das principais vantagens do RPA é facilitar o processo de análise e entendimento dos mais variados dados gerados por uma empresa – ou que dizem respeito à ela – para que sejam usados de forma estratégica dentro da organização, visando ganhos em agilidade, qualidade e receita. E todo esse potencial vem sendo reconhecido dentro das empresas.
No estudo Inovação na indústria de tecnologia 2019, realizado pela KPMG, a tecnologia apareceu em segundo lugar com maior poder para transformar os negócios, subindo várias colocações em relação a 2018, quando ocupou a nona posição. Segundo os entrevistados, isso aconteceu porque a robótica está cada vez mais associada a ganhos de eficiência e lucratividade e, na sequência, ao aumento da fatia de mercado.
Um dos motivos para essa percepção é que não é mais preciso depender do esforço humano para designar atividades e programar as máquinas para a coleta de dados específicos, que serão usados pelos profissionais de análise para desenhar estratégias de Inteligência Competitiva (IC) e outras soluções de negócios. Essas tarefas são feitas diretamente pelos robôs de forma automatizada.
A coleta de informações por máquinas, entretanto, não é nova. O que muda é que eles agem como seres humanos e são capazes de compilar e interpretar dados em tempo real, armazenar e registrar todas as informações, gerar relatórios e facilitar o trabalho dos profissionais de inteligência e gestores. Principalmente, no momento de explorar o potencial das informações geradas para melhorar as tomadas de decisões, projetos e também os resultados da empresa. Ou seja, na hora de usá-los para transformar operações, processos e o desempenho da empresa no mercado.
Diminuir o tempo de coleta e aumentar a produtividade
Como exemplo podemos citar o uso desses softwares para diminuir o tempo de coleta de dados de várias fontes (sites, sistemas e planilhas) e como isso impacta na rotina dos profissionais de IC. A organização desses resultados em bases de dados ou até mesmo planilhas de forma automática faz com que o trabalho de análise seja feito de forma muito mais eficiente.
Aquelas horas perdidas na busca das melhores informações e na organização delas, para que todos os times envolvidos em um projeto entendam as análises, não fazem mais parte da rotina das pessoas responsáveis por gerar insights a partir da coleta e avaliação de dados. Com isso, elas acabam sendo liberadas para assumir funções mais estratégicas e criativas.
Sendo assim, as informações coletadas pelos robôs funcionam tanto para alimentar um painel um dashboard de atividades – com dados relevantes sobre determinados indicadores e problemas de negócio -, como para ajudar os profissionais na aplicação de ações estratégicas visando a melhoria dos negócios com base nas informações levantadas. Dessa forma, ganha a empresa em poder de coleta e as pessoas ao contar com um trabalho mais ágil de captura e análise de informações e contextos, realizados com a velocidade que o mercado exige.
Leia também: Mercado de RPA cresceu mais de 63% em 2018, diz Gartner
O Robotic Process Automation também oferece uma boa integração com outros sistemas, como o ERP, aplicativos na nuvem e outros, conseguindo se adaptar em outras plataformas, aprendendo como elas funcionam com rapidez e utilizando os dados destes sistemas para gerar resultados cada vez mais satisfatórios. É possível automatizar análises de dados nas mídias sociais e até mesmo acompanhar de navegação geradas pelos seus consumidores. Tudo por meio desses robôs.
Portanto, não deixe de envolver as suas equipes nesse processo de evolução. Quando você começa a contar com softwares automatizados é possível que todos sejam beneficiados, mesmo que isso exija certa preparação.
O estudo Softomotive People1st Employee Study 2019, realizado pela Softomotive em parceria com a KS & R, Inc., destacou que as organizações têm muito a ganhar quando engajam funcionários nos processos de automatização. Entre os entrevistados, 75% estão interessados em usar o RPA ou usá-lo mais do que hoje.
Pensando que 37% do tempo dos funcionários em uma semana é gasto em atividades que não contribuem com um valor significativo para a empresa e, que apenas 25% dos funcionários sentem que estão “muito bem preparados” para mais automação no trabalho, então é preciso voltar a sua atenção ao uso dessa tecnologia de forma eficiente para realmente aproveitar o que ela pode oferecer de melhor: mais agilidade e inteligência para o seu negócio.
Nesse caso, a nossa dica é: encontre profissionais capacitados e preparados para atuar em conjunto com as facilidades da automação de robôs e desenvolva ganhos significativos. Continue acompanhando o blog e também confira como a robotização de processos já é uma realidade.