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RPA: como a automação ajuda na coleta de dados para inteligência

Posted on 1 de outubro de 2019 by Plugar

Robotic Process Automation (RPA) é um tema que vem sendo abordado nos últimos tempos, principalmente quando falamos em automação e otimização de tarefas. Afinal, o RPA nada mais é do que uma solução que automatiza processos e atividades manuais e repetitivas por meio de um software.

Esse sistema pode ser adotado pelas empresas não só para simplificar a rotina operacional, mas também para a coleta e operação de dados para inteligência de maneira mais simples e ágil. E quem busca construir estratégias mais efetivas, e procura fazer isso em pouco tempo, pode encontrar no RPA um grande apoio para o sucesso das análises do seu negócio. 

Veja, a seguir, como esse tipo de software pode ajudá-lo na coleta de dados para inteligência:

 

Análises facilitadas e bem estruturadas

Uma das principais vantagens do RPA é facilitar o processo de análise e entendimento dos mais variados dados gerados por uma empresa – ou que dizem respeito à ela – para que sejam usados de forma estratégica dentro da organização, visando ganhos em agilidade, qualidade e receita. E todo esse potencial vem sendo reconhecido dentro das empresas. 

No estudo Inovação na indústria de tecnologia 2019, realizado pela KPMG, a tecnologia apareceu em segundo lugar com maior poder para transformar os negócios, subindo várias colocações em relação a 2018, quando ocupou a nona posição. Segundo os entrevistados, isso aconteceu porque a robótica está cada vez mais associada a ganhos de eficiência e lucratividade e, na sequência, ao aumento da fatia de mercado. 

Um dos motivos para essa percepção é que não é mais preciso depender do esforço humano para designar atividades e programar as máquinas para a coleta de dados específicos, que serão usados pelos profissionais de análise para desenhar estratégias de Inteligência Competitiva (IC) e outras soluções de negócios. Essas tarefas são feitas diretamente pelos robôs de forma automatizada.

A coleta de informações por máquinas, entretanto, não é nova. O que muda é que eles agem como seres humanos e são capazes de compilar e interpretar dados em tempo real, armazenar e registrar todas as informações, gerar relatórios e facilitar o trabalho dos profissionais de inteligência e gestores.  Principalmente, no momento de explorar o potencial das informações geradas para melhorar as tomadas de decisões, projetos e também os resultados da empresa. Ou seja, na hora de usá-los para transformar operações, processos e o desempenho da empresa no mercado.

 

Diminuir o tempo de coleta e aumentar a produtividade

Como exemplo podemos citar o uso desses softwares para diminuir o tempo de coleta de dados de várias fontes (sites, sistemas e planilhas) e como isso impacta na rotina dos profissionais de IC. A organização desses resultados em bases de dados ou até mesmo planilhas de forma automática faz com que o trabalho de análise seja feito de forma muito mais eficiente. 

Aquelas horas perdidas na busca das melhores informações e na organização delas, para que todos os times envolvidos em um projeto entendam as análises, não fazem mais parte da rotina das pessoas responsáveis por gerar insights a partir da coleta e avaliação de dados. Com isso, elas acabam sendo liberadas para assumir funções mais estratégicas e criativas.

Sendo assim, as informações coletadas pelos robôs funcionam tanto para alimentar um painel um dashboard de atividades – com dados relevantes sobre determinados indicadores e problemas de negócio -, como para ajudar os profissionais na aplicação de ações estratégicas visando a melhoria dos negócios com base nas informações levantadas. Dessa forma, ganha a empresa em poder de coleta e as pessoas ao contar com um trabalho mais ágil de captura e análise de informações e contextos, realizados com a velocidade que o mercado exige.

 

Leia também: Mercado de RPA cresceu mais de 63% em 2018, diz Gartner

 

O Robotic Process Automation também oferece uma boa integração com outros sistemas, como o ERP, aplicativos na nuvem e outros, conseguindo se adaptar em outras plataformas, aprendendo como elas funcionam com rapidez e utilizando os dados destes sistemas para gerar resultados cada vez mais satisfatórios. É possível automatizar análises de dados nas mídias sociais e até mesmo acompanhar de navegação geradas pelos seus consumidores. Tudo por meio desses robôs.

Portanto, não deixe de envolver as suas equipes nesse processo de evolução. Quando você começa a contar com softwares automatizados é possível que todos sejam beneficiados, mesmo que isso exija certa preparação. 

O estudo Softomotive People1st Employee Study 2019, realizado pela Softomotive em parceria com a KS & R, Inc., destacou que as organizações têm muito a ganhar quando engajam funcionários nos processos de automatização. Entre os entrevistados, 75% estão interessados em usar o RPA ou usá-lo mais do que hoje.

Pensando que 37% do tempo dos funcionários em uma semana é gasto em atividades que não contribuem com um valor significativo para a empresa e, que apenas 25% dos funcionários sentem que estão “muito bem preparados” para mais automação no trabalho, então é preciso voltar a sua atenção ao uso dessa tecnologia de forma eficiente para realmente aproveitar o que ela pode oferecer de melhor: mais agilidade e inteligência para o seu negócio.

Nesse caso, a nossa dica é: encontre profissionais capacitados e preparados para atuar em conjunto com as facilidades da automação de robôs e desenvolva ganhos significativos. Continue acompanhando o blog e também confira como a robotização de processos já é uma realidade. 

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Posted in Data & Intelligence / Inteligência de Mercado Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

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