• Home
  • Sobre
  • Metodologia
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Fale Conosco

Por que BI pode ser bom para o seu negócio?

Posted on 17 de abril de 2017 by Plugar

Contar com uma estrutura de Business Intelligence (BI), além de ser bom para o seu negócio, pode ser o diferencial da sua empresa. Por meio desse método é possível saber tudo o que ocorre no seu negócio, assim como também no mercado, e ter um melhor entendimento dos dados estruturados (exatos e objetivos) gerados pela companhia. Isso promove a construção de ações mais estratégicas e eficientes.

Podemos dizer, então, que BI é uma técnica aplicada nas organizações para manter os gestores por dentro de informações que podem ser usadas para aumentar o potencial competitivo da empresa. Esses dados são visualizados por meio de tabelas dinâmicas, análises de performance ou painéis interativos, como os dashboards. Eles mostram o desempenho da organização no mercado, assim como um panorama do cenário em que a empresa está inserida, com análises dos concorrentes e dos clientes, ou seja, revelam dados relevantes, que auxiliam o desenvolvimento do seu negócio, servindo, principalmente, para:

• Construir melhores planejamentos operacionais e estratégicos;
• Auxiliar o processo de tomada de decisão;
• Aumentar a credibilidade das ações planejadas e a qualidade do serviço;
• Manter a empresa competitiva diante da concorrência;
• Visualizar novas oportunidades de negócios e ampliar a atuação no mercado;
• Identificar tendências (a curto e a longo prazo);
• Antecipar riscos;
• Reduzir o custo de atividades não rentáveis.

 

Entenda a importância do BI para o crescimento do seu negócio

Gerar entendimento sobre os dados no cenário atual é necessário e funciona como um auxílio fundamental na tomada de decisão. Pensando nisso, imagine as seguintes situações e perceba o que pode acontecer se você não apostar em Business Intelligence:

Uma empresa de telecomunicações oferece um plano que exige um investimento muito além do valor que seus principais consumidores estão aptos a pagar e faz uma campanha para divulgar essa novidade. Ou uma organização que recebe uma proposta de parceria e começa a avaliar viabilidade do projeto. Diversos fatores podem impactar esta decisão: além da situação financeira, o momento atual da economia, a performance dos concorrentes e a aceitação do público, mas a organização não levanta esses dados e não faz uma análise do cenário.

Nos dois casos mobilizam-se equipes para o planejamento e construção das ações envolvendo grandes investimentos. Porém, são apostas que podem não funcionar e não trazer resultados positivos para o negócio. Pelo contrário, dificultam a atração de consumidores e debilitam a imagem da companhia. Isso tudo porque, antes mesmo de começar a planejar novas ações, as empresas não voltaram o seu olhar para as movimentações e tendências do seu próprio mercado consumidor.

Assim, quando aplicada a processos de decisão (como no caso da criação de qualquer campanha de marketing ou do fechamento de uma parceria), a inteligência faz com que as ações sejam eficientes e realmente deem certo, gerando vantagem competitiva para a organização.

Ou seja, para orientar um novo plano de negócio você pode (e deve) utilizar um conjunto de soluções de Business Intelligence, muitas vezes combinado a softwares de alta performance, e realizar a análise dos dados produzidos pelos clientes e consumidores, empresas, instituições, órgãos governamentais e pela sociedade como um todo.

 

Leia também: BI: o que você precisa saber sobre Business Intelligence

 

Como implementar um sistema de BI eficiente

Depois de visualizar como o Business Intelligence pode ajudar a sua empresa na prática, conseguimos entender que essa é a técnica ideal para auxiliar o gestor no planejamento estratégico, levando a um maior entendimento sobre o mercado e permitindo tomadas de decisões com menos ruídos.

E o primeiro passo para começar a aplicação de um sistema de BI eficiente na sua empresa é determinar quais informações devem ser coletadas. Mas, além disso, existem outras medidas que são primordiais para a aplicação do BI na sua empresa. Portanto, saiba o que você deve fazer em cada uma das etapas dessa construção (análise dos dados, o processo de tomada de decisão e a avaliação do impacto) e como isso pode ser bom para o seu negócio:

 

1. Análise de dados

Conhecer o perfil e o comportamento do consumidor, da concorrência e as tendências do mercado permite que a sua empresa esteja à frente. Então, para que qualquer ação de marketing ou planejamento na área comercial da sua empresa seja eficiente é necessário saber para qual público as suas ações estão sendo direcionadas e, somente a partir disso, determinar quais são as informações que devem ser coletadas.

Com o Business Intelligence você consegue visualizar tanto as informações geradas pela sua empresa como a dos concorrentes, por meio de uma análise profunda dos dados, e ter maior agilidade na tomada de decisões. Isso porque com soluções de BI o processo de tomada de decisão que antes era baseado em experiências agora é realizado com base em fatos concretos.

 

2. Melhoria dos processos

Para melhorar o processo de construção dessas tomadas de decisão é preciso garantir a integração e a qualidade dos dados. Em um projeto que envolve diversas áreas como marketing, vendas, supply chain e finanças, é preciso que a sua equipe identifique e monitore bases de dados sociais, econômicas, demográficas, financeiras, entre outros, disponíveis para acesso, avaliando periodicamente a viabilidade de utilizá-los e se realmente podem ser relevantes para o negócio.

 

3. Avaliação do impacto

Conhecer a repercussão de uma ação ou como um produto ou serviço é recebido no mercado pode ser crucial para o seu negócio. Por meio do monitoramento, as equipes de BI, formadas na sua maioria por analistas e gestores, têm uma visão ampla da maneira como os clientes se relacionam com a empresa, utilizando dados gerados pelas redes de relacionamento e pesquisas. Sem esse feedback seria impossível avaliar se a sua estratégia de Business Intelligence teve efeito.

 

Leia também: Monitoramento da Concorrência

 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre Business Intelligence? Contate a Plugar e saiba como tomar as melhores decisões para o seu negócio.

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Posted in Data & Intelligence Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Segurança de dados: a importância de contar com uma base protegida
  • 80% dos líderes empresariais associam RPA a melhores resultados
  • O papel da plataforma de inteligência em comunicação na tomada de decisão
  • 69% das pessoas abandonam marcas que usam dados de forma indevida
  • Inteligência em comunicação: como a tecnologia pode auxiliar suas estratégias

Categorias

  • Compras Governamentais
  • Data & Intelligence
  • Downloads
  • Inteligência Competitiva
  • Inteligência de Mercado
  • Inteligência Regulatória
  • LGPD
  • Notícias
  • Sem categoria

Plugar nas redes sociais

Copyright © 2018 Plugar Data Intelligence