Parte importante da gestão inteligente está na eficiência da gestão de dados. Entendidos por muitas empresas como o bem mais valioso, um banco de informações bem organizado é o diferencial na hora de identificar novas abordagens estratégicas para um negócio.
Tendo esta ideia em mente, surge o questionamento de como otimizar esse gerenciamento. Uma das opções que está ganhando força nos últimos anos e se torna protagonista nesta área é a de automatização destas etapas. E você pode contar com uma plataforma de inteligência em comunicação, marketing e vendas robusta, como o In.Guru, para apoiar esse processo.
A importância está justamente na adequação aos padrões atuais de gestão. O fluxo de dados está em franca expansão, então, é imprescindível que um gestor consiga aproveitar o máximo disso. A automatização entra para facilitar essa captação, leitura, interpretação e uso dessas informações.
Ao implementar este conceito, que se torna cada vez mais obrigatório na era digital em que vivemos, os custos e os erros são reduzidos, ao mesmo passo que os resultados e lucros são otimizados. Entenda, neste artigo, as vantagens e a importância do uso de uma ferramenta para esta adequação à era digital nas empresas.
Por onde começar?
Primeiramente, é de suma importância que o gestor conheça todos os processos da empresa de ponta a ponta. Só assim ele saberá apontar quais destes precisam e de que forma aplicar a automatização. Essa nova abordagem não pode ser feita sem um planejamento e preparação.
Assim, entender, por exemplo, quais serão as ferramentas e rotinas implementadas na automatização é extrema importância. Saber qual é a ferramenta certa a ser usada, qual é o tipo de manutenção que ela precisa e como a equipe deve se preparar para trabalhar com ela são alguns alinhamentos-chave necessários para que a implementação ocorra de forma suave sem grande barreiras por parte dos colaboradores.
É essencial que haja uma preparação prévia à automatização, tanto por parte do gestor para conhecer e entender tudo que envolve esta mudança quanto para o colaborador, que é quem vai, de fato, ser a engrenagem que faz o sistema inteiro andar. Afinal, sem que haja uma boa coleta e levantamento dos dados, não tem como gerenciar, e sem que haja um bom gerenciamento, é quase impossível saber como usá-los.
Por fim, é recomendado que todo esse desenvolvimento seja registrado meticulosamente, possibilitando, assim, que revisões e alterações sejam facilmente realizadas, resolvendo qualquer dificuldade de sistema e/ou operação pontualmente, evitando que os problemas se acumulem no decorrer do trabalho.
Benefícios da plataforma de inteligência em comunicação
Quando o objetivo é elencar as vantagens de adotar uma estratégia de automação de gestão de dados a partir do uso de uma ferramenta completa, é possível listar uma quantidade considerável de fatores que pesam a favor. Vai desde a facilitação do processo de trabalho até a redução de custos falhas humanas. Confira:
– Agilidade
A primeira vantagem, obviamente, é a da agilidade na entrega dos resultados. Seja apenas um levantamento de dados ou uma consulta completa com estruturação de tabelas e outras funções, com a automação possibilitada pelo uso da ferramenta certa, os resultados estarão prontos em um período menor de tempo, em um único lugar.
Isto porque, em vez de depender do trabalho braçal e repetitivo da equipe, que precisa realizar as etapas do processo uma de cada vez, a plataforma pode executar a função com mais rapidez e maior precisão.
A comunicação entre setores que trabalham de forma mais próxima também é impactada pela velocidade na execução das funções, criando, assim, uma rede de compartilhamento de dados otimizada para evitar qualquer tipo de ruído.
– Diminuição da falha humana
Como apontado no item anterior, ao retirar o processo da mão de um colaborador e colocá-lo sob cuidados de uma ferramenta de gestão inteligente, a precisão na entrega dos resultados traz um impacto positivo.
Essa melhoria na qualidade e precisão também se dá pela redução de falhas humanas. O cérebro é uma máquina completa, mas o computador é grande aliado na realização de tarefas monótonas e repetitivas, afinal, hoje em dia, com poucos cliques, é possível traçar uma linha inteira de atividades que a ferramenta deve executar e fará sem maiores riscos de erros.
Surge, assim, a possibilidade de redirecionar a força de trabalho para outras funções mais estratégicas dentro da estrutura de trabalho. Vale ressaltar que a padronização de serviço passa por este mesmo tópico. Ao invés de ter uma equipe de cinco pessoas, por exemplo, desempenhando a mesma tarefa, cada um no seu ritmo e entregando resultados diferentes, com a automatização e a plataforma certa, fica fácil antever os resultados e criar estratégias a partir dessas previsões.
– Melhoria da segurança dos dados
Ao possibilitar uma maior integração dos dados dentro de uma plataforma de inteligência em comunicação, marketing e vendas, as informações viajam do ponto A ao ponto B com mais fluidez. Além disso, a ferramenta auxilia na hora de restringir o acesso às informações cruciais da empresa de forma a criar um controle mais rigoroso de acesso ao conteúdo.
Junto a isso, todo registro das atividades fica armazenado, diminuindo as chances de que esses arquivos sejam perdido ou extraviados. Isso sem falar na redução da ocupação de espaço, gasto com folhas e outros materiais de registro físico e a necessidade de manutenção dos arquivos, armários e outras formas de armazenamento.
– Diminuição dos gastos
Uma plataforma de inteligência em comunicação, marketing e vendas, como o In.Guru, é capaz de otimizar o processo de gestão de dados a ponto de entender o papel que cada membro da equipe desempenha, reduzindo o desperdício de tempo com tarefas desnecessárias.
Possibilitando uma melhor retenção e gerenciamento das informações, com a transparência exponencial do tráfego dos dados, a plataforma torna-se fundamental na gestão de dados.
De forma ágil, estruturada e otimizada, o In.Guru busca, a partir de palavras-chave, informações e dados relevantes à organização e à estratégia da empresa, formando, assim, um banco de dados úteis para consultas, conferências e demais usos de acordo com a sua necessidade. Entre em contato!