A automatização por processos robóticos (RPA) e de de desktop robótico (RDA) são soluções eficazes para as empresas que buscam ser ainda mais competitivas no mercado e modernizar suas infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI). Todavia, de acordo com resultados da pesquisa global realizada pela Pegasystems Inc., 50% dos entrevistados disseram que os robôs são mais difíceis de implementar do que eles pensavam.
Segundo Don Schuerman, CTO da Pegasystems, não há dúvida de que o RPA e o RDA são soluções que simplificam as operações ineficientes, além de aumentar a vida útil dos sistemas de TI existentes. De todos os entrevistados na pesquisa, 67% disseram que a automação robótica resultou em algo mais eficaz do que o previsto inicialmente, enquanto apenas 8% consideraram o resultado menos eficaz do que o esperado.
Mas chegar a esse ponto pode ser muito desafiador. Em média, apenas 39% dos bots são implementados dentro do cronograma e, normalmente, levam 18 meses para serem incorporados com sucesso na produção. Ainda de acordo com o levantamento, a manutenção é classificada como o segundo maior problema que os usuários de bots enfrentam. Cerca de 44% disseram que as quebras são pequenas, mas 37% disseram que é uma quantidade moderada e 6% acham que é bastante grande.
Fonte:TI Inside