Os dados são o verdadeiro recurso do século XXI e isso não se pode negar. O número de informações geradas por pessoas e empresas ultimamente é enorme e tem impactado o dia a dia das organizações. Segundo o Gartner, 2,2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias, com a previsão de que, até 2020, exista um total de 40 trilhões de gigabytes de dados espalhados pelo mundo.
A informações nos proporcionam um mar de oportunidades. É possível conhecer profundamente os gostos e desejos de consumo das pessoas, realizar melhores ofertas, satisfazer os clientes por completo e, consequentemente, vender mais seus produtos ou serviços. Ou seja, os dados são o principal caminho, hoje, para aproximar-se dos consumidores certos para o seu negócio.
E a expectativa é que, em pouco tempo, estejamos lidando com uma quantidade tão grande de informações que parecerá impossível mensurá-la. Algo que, na realidade, pode ser desmistificado rapidamente se você conta com a expertise de quem sabe fazer uma leitura correta dos mesmos.
Vemos empresas tradicionais da indústria e setores, antes, tidos como sólidos, como o de telefonia, hotelaria, transportes e finanças, revolucionando seus modelos de atuação – agora, muito mais conectados ao digital e ao ambiente online. Acompanhamos as novas entrantes do mercado: startups como Uber, Airbnb e Spotify funcionando totalmente direcionadas por dados, provocando ainda mais essa ruptura entre o mundo A.I. (“Antes da Internet”) e D.I. (“Depois da Internet”).
E em 2019, o cenário não será diferente. Cada vez mais, surgirão inovações capazes de reinventar a forma como nos comunicamos, relacionamos e consumimos produtos e serviços, e a sua empresa precisa estar atenta ao que está por vir e pronta para encarar de frente os desafios do universo Data.
É preciso saber bem a função, a importância ou até mesmo a relevância das informações para as suas estratégias. Algumas acreditam que reunir o maior número de dados possível já serve (alguns deles, muitas vezes, sem validade para a estratégia da empresa). Outras até fazem uma leitura muito coerente dos dados, mas não sabem muito bem como contextualizá-los. E esses são apenas alguns casos.
Pare para pensar como está fazendo uso desses dados, saiba o que eles representam para a sua empresa e como eles são utilizados em seus planos e ações. Com o enorme volume de informações disponíveis, é preciso identificar exatamente quais são as mais valiosas para o seu negócio.
Esse texto faz parte do e-book 4 projetos de Inteligência fundamentais para 2019.