Você já dever lido aqui no blog da Plugar sobre Inteligência Competitiva (IC) e Inteligência de Mercado (IM) e, por isso, deve saber que existe o processo chamado ciclo de Inteligência de Mercado. É uma ideia formada por etapas, entre elas, o planejamento, a coleta, a análise e a disseminação de dados, que ajudam as empresas a agir de forma proativa e pensar em soluções para problemas, analisar os movimentos do mercado e da concorrência e reconhecer oportunidades e melhorias.
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Porém, em função do novo momento do mercado e com o crescente tráfego de dados e o aumento no volume de informações geradas a cada dia, identificou-se a necessidade de criar uma nova abordagem para este mesmo ciclo. De acordo com a Ibramerc, escola focada nas áreas de Inteligência de Mercado, Marketing e Vendas, as quatro etapas citadas anteriormente se multiplicaram e, agora, preenchem apenas um dos passos dentro de um novo ciclo de IM.
Segundo o CEO da Plugar, Fábio Rios, além de implementar e conduzir suas práticas, as empresas têm procurado aprender com os erros e acertos de suas áreas de Inteligência e melhorar abordagens de compreensão de problemas, técnicas de coleta, métodos de análise e modelos de disseminação.
“Tudo isso tem nos levado a perceber que cada vez mais as áreas de Inteligência estão influenciando as organizações brasileiras. O novo ciclo de Inteligência reflete exatamente esse momento e orienta profissionais da área a estabelecer métricas capazes de medir os avanços, aprimorando sempre seus resultados.”
Confira, a seguir, cada uma das etapas do novo ciclo:
1. Identificar e priorizar
Antes de colocar em ação qualquer planejamento, é importante definir quais projetos, ações e situações de negócio serão resolvidos (e priorizados pela sua empresa). É o momento de fazer um filtro dentro do volume de demandas existente na organização e eleger aquelas que mais precisam de atenção no momento para colocar os estudos de inteligência em prática. Ou seja, você prioriza os problemas de negócio que devem ser resolvidos para, depois, entrar em ação.
Durante esse processo de identificação, é interessante lembrar que o novo momento do mercado permite o acesso a milhares de dados produzidos por pessoas, empresas e redes, que podem servir para alcançar as informações certas para melhores tomadas de decisões.
2. Planejar, coletar, analisar e disseminar
Depois de pontuar quais serão os primeiros problemas a serem resolvidos, é preciso voltar o olhar da equipe de Inteligência para a construção das soluções. Assim, passamos para a segunda etapa do novo ciclo de Inteligência de Mercado, que traz todas as fases que comportavam o ciclo de IM anterior.
Planejar, coletar, analisar e disseminar continuam sendo atividades essenciais para transformar dados em informação útil. Neste momento, portanto, é preciso identificar as necessidades da empresa e dos tomadores de decisão para resolver uma situação de negócio. O objetivo é planejar quais dados precisam ser coletados para que sejam analisados e usados da melhor forma, gerando bons resultados de negócio.
3. Avaliar e mensurar
A terceira etapa é fazer uma avaliação desse estudo que está sendo colocado em prática – seja ele para a execução de um novo projeto da área comercial ou até mesmo uma campanha de marketing. Para isso, é importante lembrar que diversas hipóteses são levantadas para a construção da solução de um problema e, quando testadas, devem ser analisadas no detalhe, bem como mensuradas. A ideia é monitorar o desempenho das ações, avaliando por meio da mensuração da sua performance qual é o seu impacto, se funcionou ou não.
4. Aprender e melhorar
Tudo isso para que os profissionais envolvidos no projeto, assim como os tomadores de decisão, possam aprender de forma contínua a cada teste e melhorem as decisões futuras. Afinal, o mercado não comporta mais aquelas soluções baseadas em achismos e exige das empresas respostas ágeis para situações e problemas.
Por isso, tão importante quanto ter as tecnologias certas para vencer os desafios do mercado e ser veloz nas suas entregas é contar com pessoas especialistas em dados e Inteligência de Mercado. Com o apoio delas, é possível realizar bons estudos de contextos e cenários e fazer com que o seu negócio alcance os melhores resultados.
Como você pôde perceber, todas as etapas do novo ciclo direcionam as empresas a melhores tomadas de decisão, independentemente do problema que será resolvido ou da situação de negócio que se deseja melhorar. Para saber mais sobre o assunto, confira o e-book 2020: o futuro da Inteligência de Mercado e entenda como essa ferramenta estratégica pode ser o diferencial da sua empresa no próximo ano.