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O que as marcas precisam fazer para gerar insights valiosos em 2020?

Posted on 27 de janeiro de 2020 by Plugar

2019 chega ao fim, e os profissionais de inteligência já estão voltando a sua atenção para os desafios do próximo ano. Nas empresas, a aposta é, depois de um ano de muito aprendizado de dados, gerar melhores experiências ao cliente e fazer isso com mais qualidade.

Para isso, será preciso contar com profissionais preparados para lidar com análises de dados robustas e tecnologias para fazer as ações do negócio rodarem. Também é a hora de usar o poder da Inteligência em Comunicação, que descreve não só a habilidade de encontrar nos dados percepções e tendências da concorrência, dos clientes e dos cenários macro e microambientais, mas de usar informações relevantes da empresa de forma estratégica para potencializar projetos de comunicação e marketing.

Veja como a Inteligência em Comunicação pode ajudar você a gerar melhores insights para as suas ações no próximo ano:

 

1. Gestão de marca focada na conexão emocional

 

Em tempos de experiências digitais, o que se percebe é uma busca do consumidor por conexões mais humanas, um resgate ao contato com as emoções, e é papel das marcas estarem atentas a esse desejo para conquistar clientes no próximo ano.

Neste contexto, é preciso compreender dois pontos fundamentais. O primeiro diz respeito à necessidade do consumidor de estabelecer relações mais emocionais com as empresas – enquanto apenas os fatores racionais eram valorizados e monitorados. E o segundo é que a emoção tem sido percebida como fator predominante para a decisão de compra. 

Diante deles, as marcas precisam revisitar as suas estratégias em 2020 e focar os seus esforços para desenvolver um vínculo emocional positivo com o consumidor. Com isso, a tendência é que conquistem melhores resultados em longo prazo. 

Para isso, será necessário investir cada vez mais em estratégias focadas no consumidor. A demanda por pesquisas de mercado para entender a satisfação do consumidor, o NPS e a medição da imagem da marca ganham evidência nos planejamentos de comunicação e marketing e passam a ser fundamentais para gerar insights estratégicos e produzir ações centradas na necessidade do consumidor, criando vínculos emocionais com ele.

E você, já está preparado para isso?

 

2. Garantir uma imagem corporativa positiva

 

Com a competitividade acirrada do mercado e as marcas cada vez mais firmando posicionamento em diferentes mídias e canais de contato, será preciso chamar mais atenção do que a concorrência, garantindo uma imagem corporativa positiva.

Diante disso, alguns pontos se tornam importantes. Além de oferecer produtos de qualidade e comunicar a todos os seus diferenciais, será preciso cuidar da imagem da marca e fazer isso de dentro para fora. Ou seja, a preocupação deve começar já na retenção de talentos para formar um ambiente cada vez mais rico e produtivo, com pessoas empenhadas e alinhadas à cultura da empresa, refletindo o ambiente em tudo o que é produzido e entregue aos clientes. 

Da mesma forma, será de extrema importância melhorar a frequência de exposição dos negócios na mídia. O que queremos dizer com isso? No próximo ano, as marcas precisam não só ter uma exposição constante e positiva para assegurar uma boa reputação junto ao público-alvo, mas qualificar as produções de conteúdo e usar os insights gerados para planejar melhores ações de comunicação, promovendo aprendizados constantes a cada nova publicação na mídia, garantindo melhorias nas produções seguintes.

 

3. Realizar o monitoramento de mídias sociais

 

Outro fator importante para gerar insights positivos no próximo ano é não só monitorar as ações realizadas no offline, mas estar atento a tudo o que entra no online e pode ser medido pela empresa. 

Com isso, as estratégias de comunicação pensadas pelas assessorias de imprensa e agências de comunicação podem ter alcances muito maiores, indo além da medição de indicadores como valoração e centimetragem, antes usadas para verificar o resultado da veiculação de uma matéria no impresso, para outras medidas e indicadores mais relevantes para os canais digitais.

Diante disso, o foco passa a ser compreender a repercussão dos conteúdos divulgados, extrair conhecimento deles e gerar insights em tempo real para a marca, usando, para isso, o que é publicado em websites e nas mídias sociais, principalmente. Ou seja, trata-se de uma nova maneira de mensurar o potencial, a eficácia e o valor de qualquer conteúdo divulgado.

 

4. Focar na análise da concorrência

 

O último destaque da lista vai para a importância de analisar a concorrência para gerar novos insights para a marca. Sim, ao monitorar e verificar as ações de comunicação de empresas competidoras, é possível melhorar o potencial das suas próprias produções.

Analisando o posicionamento do concorrente e de forma minuciosa a repercussão das suas ações, você pode avaliar o desempenho das matérias veiculadas e desenvolver melhores ações pela sua marca a partir do que está sendo produzido pelo outro. Com isso, o investimento feito para as suas publicações acaba sendo melhor utilizado, gerando campanhas de comunicação e marketing ainda melhores.

 

Para colocar em prática esse monitoramento, existem ferramentas inteligentes de clipping e coleta informações que permitem análises de dados em tempo real, levando você a avaliar, também, a sua própria performance. É possível aproveitar os dados capturados para identificar e antecipar comportamentos e tendências das outras marcas e sair à frente na criação de melhores campanhas para a sua empresa.

 

E tudo o que citamos aqui faz parte de uma boa estratégia de Inteligência em Comunicação. Coloque em prática você também. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Continue acompanhando o blog e confira outros conteúdos que podem ajudar no sucesso do seu negócio.

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Posted in Data & Intelligence Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

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