2019 chega ao fim, e os profissionais de inteligência já estão voltando a sua atenção para os desafios do próximo ano. Nas empresas, a aposta é, depois de um ano de muito aprendizado de dados, gerar melhores experiências ao cliente e fazer isso com mais qualidade.
Para isso, será preciso contar com profissionais preparados para lidar com análises de dados robustas e tecnologias para fazer as ações do negócio rodarem. Também é a hora de usar o poder da Inteligência em Comunicação, que descreve não só a habilidade de encontrar nos dados percepções e tendências da concorrência, dos clientes e dos cenários macro e microambientais, mas de usar informações relevantes da empresa de forma estratégica para potencializar projetos de comunicação e marketing.
Veja como a Inteligência em Comunicação pode ajudar você a gerar melhores insights para as suas ações no próximo ano:
1. Gestão de marca focada na conexão emocional
Em tempos de experiências digitais, o que se percebe é uma busca do consumidor por conexões mais humanas, um resgate ao contato com as emoções, e é papel das marcas estarem atentas a esse desejo para conquistar clientes no próximo ano.
Neste contexto, é preciso compreender dois pontos fundamentais. O primeiro diz respeito à necessidade do consumidor de estabelecer relações mais emocionais com as empresas – enquanto apenas os fatores racionais eram valorizados e monitorados. E o segundo é que a emoção tem sido percebida como fator predominante para a decisão de compra.
Diante deles, as marcas precisam revisitar as suas estratégias em 2020 e focar os seus esforços para desenvolver um vínculo emocional positivo com o consumidor. Com isso, a tendência é que conquistem melhores resultados em longo prazo.
Para isso, será necessário investir cada vez mais em estratégias focadas no consumidor. A demanda por pesquisas de mercado para entender a satisfação do consumidor, o NPS e a medição da imagem da marca ganham evidência nos planejamentos de comunicação e marketing e passam a ser fundamentais para gerar insights estratégicos e produzir ações centradas na necessidade do consumidor, criando vínculos emocionais com ele.
E você, já está preparado para isso?
2. Garantir uma imagem corporativa positiva
Com a competitividade acirrada do mercado e as marcas cada vez mais firmando posicionamento em diferentes mídias e canais de contato, será preciso chamar mais atenção do que a concorrência, garantindo uma imagem corporativa positiva.
Diante disso, alguns pontos se tornam importantes. Além de oferecer produtos de qualidade e comunicar a todos os seus diferenciais, será preciso cuidar da imagem da marca e fazer isso de dentro para fora. Ou seja, a preocupação deve começar já na retenção de talentos para formar um ambiente cada vez mais rico e produtivo, com pessoas empenhadas e alinhadas à cultura da empresa, refletindo o ambiente em tudo o que é produzido e entregue aos clientes.
Da mesma forma, será de extrema importância melhorar a frequência de exposição dos negócios na mídia. O que queremos dizer com isso? No próximo ano, as marcas precisam não só ter uma exposição constante e positiva para assegurar uma boa reputação junto ao público-alvo, mas qualificar as produções de conteúdo e usar os insights gerados para planejar melhores ações de comunicação, promovendo aprendizados constantes a cada nova publicação na mídia, garantindo melhorias nas produções seguintes.
3. Realizar o monitoramento de mídias sociais
Outro fator importante para gerar insights positivos no próximo ano é não só monitorar as ações realizadas no offline, mas estar atento a tudo o que entra no online e pode ser medido pela empresa.
Com isso, as estratégias de comunicação pensadas pelas assessorias de imprensa e agências de comunicação podem ter alcances muito maiores, indo além da medição de indicadores como valoração e centimetragem, antes usadas para verificar o resultado da veiculação de uma matéria no impresso, para outras medidas e indicadores mais relevantes para os canais digitais.
Diante disso, o foco passa a ser compreender a repercussão dos conteúdos divulgados, extrair conhecimento deles e gerar insights em tempo real para a marca, usando, para isso, o que é publicado em websites e nas mídias sociais, principalmente. Ou seja, trata-se de uma nova maneira de mensurar o potencial, a eficácia e o valor de qualquer conteúdo divulgado.
4. Focar na análise da concorrência
O último destaque da lista vai para a importância de analisar a concorrência para gerar novos insights para a marca. Sim, ao monitorar e verificar as ações de comunicação de empresas competidoras, é possível melhorar o potencial das suas próprias produções.
Analisando o posicionamento do concorrente e de forma minuciosa a repercussão das suas ações, você pode avaliar o desempenho das matérias veiculadas e desenvolver melhores ações pela sua marca a partir do que está sendo produzido pelo outro. Com isso, o investimento feito para as suas publicações acaba sendo melhor utilizado, gerando campanhas de comunicação e marketing ainda melhores.
Para colocar em prática esse monitoramento, existem ferramentas inteligentes de clipping e coleta informações que permitem análises de dados em tempo real, levando você a avaliar, também, a sua própria performance. É possível aproveitar os dados capturados para identificar e antecipar comportamentos e tendências das outras marcas e sair à frente na criação de melhores campanhas para a sua empresa.
E tudo o que citamos aqui faz parte de uma boa estratégia de Inteligência em Comunicação. Coloque em prática você também. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Continue acompanhando o blog e confira outros conteúdos que podem ajudar no sucesso do seu negócio.