Hoje, o termo plataforma de inteligência aparece com frequência em artigos e notícias sobre eficiência em comunicação corporativa. Mas o fato é que o monitoramento de dados faz parte das atividades das organizações das empresas há muito tempo – a primeira empresa de clipping, por exemplo, surgiu em meados de 1860 em Londres. O trabalho evoluiu e chegou à era digital como um fator crucial para direcionar com estratégia as ações e projetos das companhias.
No Brasil, a Lux Jornal Clipping de Jornais e Revistas foi pioneira em oferecer clipping no país, a partir de 1928, no Rio de Janeiro. Organizar os recortes e impressos de revistas e jornais para venda, conforme os interesses do cliente, naquela época, era um trabalho artesanal. Mas à medida que se ampliavam as fontes e canais de comunicação, surgiam novas necessidades. O clipping foi, então, mudando com o tempo para atender às novas demandas surgidas na sociedade.
Clipping: do artesanal às plataformas de inteligência
Hoje, com a digitalização massiva dos processos e rotinas, o grande diferencial é o que cada organização faz com os dados que busca e analisa. Ou seja, conseguir transformar as informações relevantes em iniciativas que respondam aos objetivos e tragam os melhores resultados de negócio. Estratégia pura. E para isso a Inteligência em Comunicação – e a tecnologia, claro – são fundamentais.
Aquela tarefa de comunicação feita manualmente, recortando e colando referências para entregar um relatório físico ao cliente, era bastante trabalhosa e exigia muita atenção por parte dos clipadores. Surgiu o rádio e, na década de 60, a popularidade crescente da TV: também essas mídias precisavam de monitoramento. Ou seja, o volume de informações geradas cresceu e o processo manual foi ficando defasado.
A década de 1990 marcou uma virada no Brasil. A tv por assinatura já estava consolidada e a tecnologia avançando, o que viabilizou o uso crescente e massivo da internet. E isso alterou por completo a indústria da comunicação. A partir daquele momento, além de revistas, jornais, programação de rádio e de tv, as notícias e informações podiam ser acompanhadas via internet, nos sites e portais que surgiam, como Zaz e Uol, os pioneiros.
O clipping, então, consolidou-se também no formato online. Se antes era usado principalmente para registro e status, passou a ser utilizado para apresentar resultados das agências ao clientes. Mas a coleta e a análise dessas informações, que foram ficando mais complexas, ganhou mais importância na hora de planejar e construir as estratégias das empresas.
E por isso, o clipping passou a ter um impacto ainda maior nos resultados dos negócios. Com as transformações provocadas pela tecnologia nas últimas décadas, aquele compilado físico de recortes colados com notícias transformou-se em uma ferramenta de Inteligência de Mercado com muito poder, um recurso estratégico na comunicação e relacionamento com os públicos externo e interno das companhias.E para isso, foi preciso enfrentar o desafio de encontrar os melhores dados.
Plataforma de inteligência e soluções de monitoramento
Com a multiplicação das fontes de informação e a velocidade cada vez maior com que geramos notícias e referências, os profissionais de inteligência e da ciência de dados precisaram encarar um novo impasse. Como encontrar, no vasto oceano que é a internet, aquelas informações realmente relevantes para os objetivos e estratégias dos negócios? Era necessário simplificar o processo de coletar os dados, mas também era preciso qualificar mais as análises.
A tecnologia respondeu com o surgimento de novas soluções de monitoramento de mídia e de clipping. Sistemas automatizados, Inteligência Artificial e Machine Learning, perseguem as informações mais relevantes e proveitosas para os objetivos da empresa. E a utilidade dos dados passou a ter mais importância do que o seu formato.
Seja qual for a fonte – mídias sociais, chats e sites, podcasts, anúncios, vídeos, SAC, etc. -, o que importa é a informação e o que se pode fazer com ela. Afinal, explorar todo o potencial do monitoramento e das análises, usando Inteligência em Comunicação, interessa a qualquer organização. Com a tecnologia, é possível criar filtros de pesquisa, ter acesso a dados específicos de temas que sejam importantes para a empresa e ter mais agilidade na hora de criar soluções para diferentes problemas.
Por que usar uma plataforma de inteligência?
Contar com uma boa plataforma de inteligência é a melhor solução para que você consiga gerar insights de valor real, que possam direcionar assertivamente as iniciativas da organização trazendo melhores resultados. Afinal, diariamente as companhias são impactadas por informações internas e externas das mais variadas fontes. Assim, explorar os recursos de uma plataforma de inteligência automatiza operações e ajuda ter análises de Big Data mais bem-sucedidas.
Hoje podemos lançar mão de sistemas de gerenciamento que otimizam a gestão e o controle de diversas atividades, softwares de planejamento e apps que facilitam acessar diversas informações, entre outros recursos. E nesse panorama, utilizar uma plataforma de inteligência torna-se essencial para simplificar tarefas e rotinas que antes ocupavam muito tempo dos profissionais.
Isso porque, ao utilizar uma ferramenta como essa, é possível acessar os dados e fazer leituras precisas do mercado, como o comportamento dos concorrentes e mesmo da sua própria organização. Assim, o tempo investido para coletar e analisar dados é reduzido. A equipe pode, então, concentrar-se na qualidade das entregas, em vez de ficar buscando os melhores dados: a ferramenta faz a busca e filtra os resultados mais relevantes.
O monitoramento facilitado e a maior eficiência nas análises são outras duas vantagens da utilização de uma plataforma de inteligência. Com a ferramenta, é programada para estar atenta o tempo todo a qualquer informação que possa ser de interesse: em tempo real, captura dados estruturados ou não, de múltiplas fontes e canais, on e offline, centralizando todos esses dados. As análises passam a ser preditivas, isto é, apontar a probabilidade de resultados futuros a partir dos dados históricos.
Para ganhar a frente em um cenário altamente competitivo, é necessário fazer análises de tendências e antecipar cenários, certo? Pois com uma plataforma de inteligência é possível fazer isso a partir do cruzamento das informações, baseadas no histórico dos dados.Com isso, sua empresa ganha agilidade na composição de respostas e soluções efetivas para as suas questões.
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