De acordo com o Gartner, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) cresceu mais de 63% em 2018, chegando aos US$ 846 milhões, tornando-se o segmento de crescimento mais rápido do mercado de software corporativo global. A receita de software de RPA deverá atingir os US$ 1,3 milhões até o fim de 2019.
A RPA ajuda as empresas a automatizar um conjunto de processos altamente manuais e elevar o nível de automação sem precisar rasgar e substituir os sistemas legados. “As organizações podem acelerar rapidamente suas iniciativas de transformação digital, ao mesmo tempo em que desbloqueiam o valor associado aos investimentos em tecnologia do passado”, disse Fabrizio Biscotti, vice-presidente de pesquisa da Gartner, em comunicado.
No ranking de fornecedores, a América do Norte domina o mercado de software RPA, com uma participação de 51% em 2018, mas a sua participação caiu dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. A Europa Ocidental ocupou a segunda posição, com 23% de participação. O Japão ficou em terceiro, com um crescimento de adoção de 124% em 2018.
Fonte: Tech Crunch