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Inteligência de Mercado: o que é e como é usada pelas empresas

Posted on 12 de dezembro de 2019 by Plugar

Ter insights criativos e desenvolver bons projetos e ações é essencial para o sucesso das empresas. A dúvida, muitas vezes, é qual a melhor forma de alcançá-los. Qual planejamento deve ser concebido e implementado? É a partir desta ideia que uma estratégia conhecida como Inteligência de Mercado (IM) tem sido muito usada nos últimos anos.

Uma prática que, apesar de ser bastante explorada nos dias atuais, existe há anos, e é objeto de estudo não só na academia, mas também para as empresas. Além de assumir diferentes nomenclaturas – entre elas Inteligência Competitiva, Inteligência Estratégica etc. -, acompanha as transformações do mundo e cada dia mais conquista espaço na história das companhias nesta nova era Big Data.

O que é Inteligência de Mercado?

A Inteligência de Mercado nada mais é do que estudar cenários para, a partir de dados coletados, criar a melhor estratégia de ação e conseguir algum tipo de vantagem na busca por determinado objetivo, no ramo empresarial, os bons resultados.

Leia também:

>>Inteligência Competitiva x Inteligência de Mercado

>>7 principais dúvidas sobre Inteligência de Mercado

Na prática, é um conjunto de processos voltados para o estudo de contextos de mercado – incluindo análises da concorrência e dos próprios consumidores – para, desta forma, encontrar soluções e respostas que ajudam a alcançar objetivos e metas. Um exemplo bem comum é usar a Inteligência de Mercado para prever mudanças no cenário de atuação da empresa tornando real a possibilidade de antecipar possíveis problemas para a organização. 

Outra opção é prever tendências. Ou seja, reconhecer padrões em comportamentos por meio de um monitoramento eficiente e, dessa forma, saber antes de qualquer outra organização o que a sua marca deve oferecer para o mercado ou como deve agir. Uma estratégia que funciona muito bem para melhorar campanhas da área de marketing.

Neste caso, o planejamento, a coleta, a análise e a disseminação de dados, assim como a implementação das ações, são passos fundamentais. Cada uma dessas etapas é de suma importância para se chegar do resultado final esperado – ou até mesmo encontrar novos rumos para ações de negócio. Com essa estratégia bem implementada, a tendência é que a empresa se mantenha sempre competitiva e preparada para todas as movimentações do mercado.

Qual a aplicação?

Na hora de rodar a Inteligência de Mercado, é possível usar o que chamamos de “Ciclo de IM”, composto pelas etapas citadas acima (planejamento, a coleta, a análise e a disseminação) em conjunto com outras três etapas que passaram a fazer parte do processo de IM, entre elas: identificar e priorizar dados – afinal, atualmente, existe um enorme volume sendo gerado diariamente -, bem como avaliar e mensurar esses dados e, por fim, aprender e melhorar a partir dos resultados de negócio. 

Alex Leite, Diretor Educacional da Live University, aponta que essa reestruturação do ciclo se deu para facilitar na busca por melhorias constantes. Isso porque no modelo antigo era tudo muito estático, mas na realidade atual, é necessário que haja mais dinamismo.

Um pouco de história

É interessante dizer, também, que a Inteligência de Mercado não é algo que surgiu somente depois do boom da internet ou na era moderna. Existem situações em que a estratégia era usada para vencer um oponente de guerra e entender as intenções e posicionamento do opositor, saber o que estava fazendo e antecipar-se ao que estava planejando para ganhar uma batalha. 

Um dos casos mais interessantes da história é a estratégia usada pelo Japão para o ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, que marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Confira mais sobre essa história no e-book 2020: o futuro da Inteligência de Mercado.

Além disso, na época da Guerra Fria (segunda metade do século XX), tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos mantinham equipes de inteligência responsáveis por levantar o máximo de informações possíveis referentes ao lado inimigo para conseguir ter algum tipo de vantagem, como por exemplo, na corrida espacial e bélica.

Nota aí um padrão? É que a Inteligência de Mercado (ou Militar, neste caso) se refere exatamente a isso: conhecer a fundo cenários de mercado, posicionamentos de competidores e comportamentos dos clientes para descobrir a melhor maneira de enfrentá-los.

Conheça melhor essa abordagem no e-book especial que preparamos para você. Lá você vai encontrar esses e outros exemplos de uso de IM e descobrirá como usá-la da melhor maneira para ter sucesso no futuro. Acesse o material clicando aqui.

 

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Posted in Inteligência de Mercado / Notícias Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

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