• Home
  • Sobre
  • Metodologia
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Fale Conosco

A importância do monitoramento para o processo de IC

Posted on 4 de setembro de 2017 by Plugar

O monitoramento e a Inteligência Competitiva (IC) passaram a fazer parte de uma abordagem importante para o planejamento e a administração estratégica das organizações, pois trazem mais embasamento ao processo de tomada de decisões. Atualmente, a facilidade no acesso à informação e a rapidez com que as pessoas conseguem se comunicar entre si e com as empresas vêm impactando significativamente a rotina das companhias, resultando em mudanças nos métodos de trabalho, de produção e de pesquisa.

 

Leia também:
>> Pain Points: sistematização é a base do processo de inteligência

 

Ocorre que as empresas estão se deparando com uma competição cada vez mais acirrada e um volume de dados gigantesco – e crescente. Neste contexto, as organizações precisam investir diariamente na sua capacidade competitiva para fazer frente aos riscos trazidos por novos concorrentes, pelas mudanças nos padrões de consumo e pelo surgimento de novas tecnologias, entre outros aspectos.

Assim, monitoramento e IC surgem como soluções para planejar e conduzir movimentos, traçando diferentes cenários no ambiente organizacional. Muitas vezes, as empresas acabam acumulando muitos dados, mas não sabem o que fazer com eles. E aí entra a Inteligência Competitiva. Usar a Inteligência em cima de dados que podem ser de grande valor para melhorar o posicionamento da sua marca no mercado é uma forma de gerar resultados cada vez mais positivos para o seu negócio.

 

Identificando ameaças e oportunidades de negócio

Como já vimos, a IC é de grande importância na construção do planejamento estratégico de uma companhia. E a análise dos dados coletados contribui para a tomada de decisões baseada em informações concretas e relevantes no mercado. Mas como utilizar efetivamente as comparações entre a sua empresa e os seus concorrentes para definir ações e mudanças a serem realizadas?

Uma forma de aplicar a IC é por meio do monitoramento do que as pessoas estão falando direta e indiretamente sobre os seus concorrentes. A partir da coleta deste tipo de informação, é possível identificar falhas nas estratégias da sua concorrência e, com isso, transformá-las em oportunidades para o seu próprio negócio.

Portanto, tão importante quanto saber do próprio negócio é descobrir como os seus concorrentes atuam. Entender os caminhos e estratégias utilizados por eles é uma maneira de antecipar movimentos importantes e estar preparado para garantir o seu espaço no mercado.

Dispor de um conhecimento de tudo o que está relacionado ao segmento em que você atua contribui para analisar pontos fortes e fracos da sua empresa, além de facilitar a tomada de decisões na busca por diferenciais. Por meio do monitoramento dos concorrentes, é possível determinar fatores importantes para o posicionamento da sua empresa no mercado.

Sendo assim, você se torna capaz de conhecer o comportamento do seu nicho de mercado, identificar as melhores estratégias, encontrar novas oportunidades, detectar riscos, descobrir tendências e, logo, trabalhar no sucesso da sua empresa. As companhias devem compreender e analisar bem os seus concorrentes, pois só assim podem criar diferenciais que superam as expectativas e interessam aos clientes.

E então, o que acha de começar a investir na IC a partir do monitoramento da sua concorrência? Conheça a Plataforma de Inteligência da Plugar e saiba quais são as vantagens que você pode levar à sua empresa por meio de um monitoramento muito eficiente.

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Posted in Data & Intelligence Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

Posts Relacionados

Inteligência Competitiva

10 maneiras de usar a Inteligência Competitiva na sua empresa

No universo corporativo, conhecer os contextos em que o país e o mundo se encontram – tanto em nível político quanto econômico, social e tecnológico – é essencial para a

Data & Intelligence

5 ferramentas que ajudam a organizar a área de Inteligência

Quem gerencia uma equipe de coletores, analistas e demais profissionais de Inteligência sabe como é essencial manter a organização para atingir os resultados.

Data & Intelligence

As vantagens de uma empresa contar com um Portal de Inteligência

Hoje em dia, quem adota um processo de inteligência sem contar com um portal corre maior risco de não atingir os resultados esperados.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Segurança de dados: a importância de contar com uma base protegida
  • 80% dos líderes empresariais associam RPA a melhores resultados
  • O papel da plataforma de inteligência em comunicação na tomada de decisão
  • 69% das pessoas abandonam marcas que usam dados de forma indevida
  • Inteligência em comunicação: como a tecnologia pode auxiliar suas estratégias

Categorias

  • Compras Governamentais
  • Data & Intelligence
  • Downloads
  • Inteligência Competitiva
  • Inteligência de Mercado
  • Inteligência Regulatória
  • LGPD
  • Notícias
  • Sem categoria

Plugar nas redes sociais

Copyright © 2018 Plugar Data Intelligence