O Gartner realizou um levantamento para determinar os principais benefícios da Automação Robótica de Processos (RPA) em departamento financeiros. Para a pesquisa foram entrevistados mais de 150 controladores corporativos, diretores e líderes contábeis. Dentre os resultados obtidos estão a economia de 25 mil horas de trabalho pelos departamentos financeiros.
Segundo o levantamento, o RPA pode pode evitar retrabalhos causados por erros humanos. Os departamentos que experimentaram o RPA em seus processos de relatórios, no entanto, relatam uma série de benefícios adicionais, com menos tempo da equipe corrigindo erros e mais tempo alocado para trabalhos de maior valor.
Segundo os especialistas, o RPA é melhor aplicado para substituir atividades manuais e repetitivas. No entanto, muitos líderes hesitam em implantar a tecnologia por acreditarem que certas etapas do processo precisam passar por julgamento humano. Sobre o assunto, a pesquisa do Gartner descobriu que a quantidade média de trabalho que poderia ser evitado nos departamentos de contabilidade ocupa até 30% do tempo dos colaboradores que atuam em tempo integral. Isso equivale a uma economia de 25 mil horas por ano e US$ 878 mil para uma empresa com 40 funcionários do setor.
Fonte: CIO