Um estudo realizado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM aponta que, nos próximos três anos, Brasil terá de recapacitar 7,2 milhões de profissionais por conta da Inteligência Artificial (IA) e da Automação Inteligente no mercado de trabalho. Segundo o estudo, o tempo investido para capacitar um profissional em uma nova habilidade aumentou 10 vezes em apenas quatro anos.
A pesquisa global foi feita com 5.670 CEOs de 48 países e indica que apenas 41% deles afirmam ter as pessoas, habilidades e recursos necessários para executar suas estratégias de negócios. Além disso, cerca de metade dos entrevistados admite não ter nenhum plano de desenvolvimento de habilidades para reverter o problema.
O estudo destaca que as empresas devem usar Analytics e IA para prever e inferir quais habilidades estão disponíveis em toda a organização e compartilhar essas informações de forma transparente com os funcionários para impulsionar uma cultura de aprendizado contínuo. Os dados ressaltam ainda a importância do aprendizado experiencial, em parceria, com equipes ágeis e com habilidades heterogêneas, atividades práticas, sala de aula tradicional e aprendizado online.
Fonte: IP News