Ser ágil, veloz e ter capacidade de transformar dados em informação útil estão entre os primeiros itens da lista de necessidades de qualquer empresa. Porém, as estruturas verticalizadas, o medo do erro e outros cenários clássicos do mundo empresarial fazem destes desejos grandes desafios para a maioria das organizações.
Por isso, investir em Inteligência de Mercado (IM) pode ser o primeiro passo para a transformação digital. Mas, ao voltar seus negócios para o universo Data, surge outra dúvida: qual a estrutura ideal para sustentar esse novo modelo de atuação?
Para ajudar você a entender essa transformação dentro das empresas e a necessidade de contar com equipes diferentes para atingir objetivos distintos, elencamos as três principais formas de organizar equipes dentro da área de IM. Neste artigo, você vai conhecer quais são elas e como são divididas. Confira, a seguir:
1 Centralizada
Esse tipo de estrutura de IM trabalha para atender aos tomadores de decisão de alto nível e tem como foco a elaboração de produtos de inteligência estratégicos. Ou seja, as práticas de Inteligência de Mercado são voltadas para ouvir o presidente da empresa e/ou a camada diretiva e estar constantemente olhando para temas estratégicos.
Preocupações como fusões e aquisições são um bom exemplo. No momento em que o decisor procura apostar em parcerias interessantes, com características similares às da sua empresa, que podem complementar o negócio, reduzir custos ou melhorar resultados, o time de inteligência entra em cena para dar todas as informações relevantes para uma decisão mais assertiva e menos intuitiva.
Na estrutura centralizada, a proposta é que todas as técnicas, métodos e metodologias de Inteligência de Mercado auxiliem o board a comandar o negócio. Recebendo informação qualificada, os decisores consegue encontrar respostas para as necessidades estratégias.
2 Descentralizada
É possível contar com equipes qualificadas para atender as necessidades de negócio específicas das diferentes áreas que compõe a sua empresa. Estamos falando de times de inteligência destinados a atuar em cada um dos setores da organização, com a área de compras, comercial e P&D, por exemplo.
Como funcionam esses times? Cada um funciona de forma autônoma e tem um orçamento alocado para realizar as práticas de Inteligência de Mercado. O objetivo dentro da área comercial é ajudar o setor a vender mais. Na área de compras a inteligência é usada para reduzir o custos, por exemplo. Já o setor de pesquisa precisa da inteligência de dados para direcionar os investimentos em P&D e construir soluções e produtos ainda melhores.
Diferentemente da estrutura centralizada, existe maior aproximação com os clientes de IM e mais foco na construção de produtos táticos. Isso porque a estrutura descentralizada se limita a chegar a melhores resultados em áreas específicas, não voltados a atender a empresa como um todo. Seguindo no mesmo exemplo do item anterior, um banco pode formar uma estrutura descentralizada para entender características comerciais e de P&D de outras instituições do mesmo ramo que competem diretamente com ele.
3 Redes de inteligência
Essa estrutura é composta por pessoas que conhecem o negócio da empresa, são especialistas em coleta de informações e geram produtos de inteligência. Por meio de uma equipe multidisciplinar com profissionais internos e externos à organização, é possível conectar as estruturas centralizadas e descentralizadas e relacionar seus dados e informações para a formação de novas soluções. Se a área de P&D identifica um competidor que pode ser um bom parceiro para novos negócios é possível que essa informação seja percebida pelos especialistas da rede e a informação sirva para o tomador de decisão efetuar essa parceria. Ou seja, é uma forma de trocar conhecimentos e ajudar a organização a ter ainda mais subsídios para alcançar sucesso no mercado.
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