• Home
  • Sobre
  • Metodologia
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Fale Conosco

3 formas de organizar uma equipe de Inteligência de Mercado

Posted on 16 de fevereiro de 2018 by Plugar

Ser ágil, veloz e ter capacidade de transformar dados em informação útil estão entre os primeiros itens da lista de necessidades de qualquer empresa. Porém, as estruturas verticalizadas, o medo do erro e outros cenários clássicos do mundo empresarial fazem destes desejos grandes desafios para a maioria das organizações.

2Por isso, investir em Inteligência de Mercado (IM) pode ser o primeiro passo para a transformação digital. Mas, ao voltar seus negócios para o universo Data, surge outra dúvida: qual a estrutura ideal para sustentar esse novo modelo de atuação?

Para ajudar você a entender essa transformação dentro das empresas e a necessidade de contar com equipes diferentes para atingir objetivos distintos, elencamos as três principais formas de organizar equipes dentro da área de IM. Neste artigo, você vai conhecer quais são elas e como são divididas. Confira, a seguir:

 

1 Centralizada

Esse tipo de estrutura de IM trabalha para atender aos tomadores de decisão de alto nível e tem como foco a elaboração de produtos de inteligência estratégicos. Ou seja, as práticas de Inteligência de Mercado são voltadas para ouvir o presidente da empresa e/ou a camada diretiva e estar constantemente olhando para temas estratégicos.

Preocupações como fusões e aquisições são um bom exemplo. No momento em que o decisor procura apostar em parcerias interessantes, com características similares às da sua empresa, que podem complementar o negócio, reduzir custos ou melhorar resultados, o time de inteligência entra em cena para dar todas as informações relevantes para uma decisão mais assertiva e menos intuitiva.

Na estrutura centralizada, a proposta é que todas as técnicas, métodos e metodologias de Inteligência de Mercado  auxiliem o board a comandar o negócio. Recebendo informação qualificada, os decisores consegue encontrar respostas para as necessidades estratégias.

 

2 Descentralizada

É possível contar com equipes qualificadas para atender as necessidades de negócio específicas das diferentes áreas que compõe a sua empresa. Estamos falando de times de inteligência destinados a atuar em cada um dos setores da organização, com a área de compras, comercial e P&D, por exemplo. 

Como funcionam esses times? Cada um funciona de forma autônoma e tem um orçamento alocado para realizar as práticas de Inteligência de Mercado. O objetivo dentro da área comercial é ajudar o setor a vender mais. Na área de compras a inteligência é usada para reduzir o custos, por exemplo. Já o setor de pesquisa precisa da inteligência de dados para direcionar os investimentos em P&D e construir soluções e produtos ainda melhores.

Diferentemente da estrutura centralizada, existe maior aproximação com os clientes de IM e mais foco na construção de produtos táticos. Isso porque a estrutura descentralizada se limita a chegar a melhores resultados em áreas específicas, não voltados a atender a empresa como um todo. Seguindo no mesmo exemplo do item anterior, um banco pode formar uma estrutura descentralizada para entender características comerciais e de P&D de outras instituições do mesmo ramo que competem diretamente com ele.

 

3 Redes de inteligência

Essa estrutura é composta por pessoas que conhecem o negócio da empresa, são especialistas em coleta de informações e geram produtos de inteligência. Por meio de uma equipe multidisciplinar com profissionais internos e externos à organização, é possível conectar as estruturas centralizadas e descentralizadas e relacionar seus dados e informações para a formação de novas soluções. Se a área de P&D identifica um competidor que pode ser um bom parceiro para novos negócios é possível que essa informação seja percebida pelos especialistas da rede e a informação sirva para o tomador de decisão efetuar essa parceria. Ou seja, é uma forma de trocar conhecimentos e ajudar a organização a ter ainda mais subsídios para alcançar sucesso no mercado.

Gostou? Então continue lendo o nosso blog. Deseja saber mais sobre Inteligência Competitiva, entre em contato!

4

 

 

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Posted in Inteligência de Mercado Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

Posts Relacionados

Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado: o desafio do monitoramento em mercados informais

Inteligência de Mercado: empresas em ambientes de mercado com variáveis não controláveis têm desenvolvido meios criativos de monitorar seus mercados.

Data & Intelligence

Quatro faces da análise de dados: as vantagens da análise preditiva

As empresas têm, hoje, nos dados que agregam em suas bases, uma riqueza enorme que pode ajudar no crescimento e sucesso do negócio em qualquer setor. Mas esses dados precisam

Notícias

Que competências o mercado valoriza no cientista de dados?

Análise de perfis encontrados no LinkedIn mostra alguns conhecimentos importantes, mas habilidades ideais variam muito.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Pesquisa da IBM aponta que 120 milhões de pessoas precisarão de requalificação profissional
  • Os dados são o recurso mais valioso do século XXI
  • A TI brasileira deve crescer 10,5% em 2019, diz estudo
  • Investimento em tecnologia deve somar US$ 3,8 trilhões em 2019
  • 4 fatores que travam o uso de dados nas empresas

Categorias

  • Compras Governamentais
  • Data & Intelligence
  • Downloads
  • Inteligência Competitiva
  • Inteligência de Mercado
  • Inteligência Regulatória
  • Notícias

Plugar nas redes sociais

Copyright © 2018 Plugar Data Intelligence