O surgimento de novos empregos, a obsolescência de alguns trabalhos e a necessidade de criar políticas de regulamentação pautaram as discussões sobre inteligência artificial (IA) em um painel realizado durante o Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, na Suíça. Essa mudança radical já está sendo ocasionada pela IA – e será ainda mais acentuada nos próximos anos.
A atuação conjunta de seres humanos e robôs, como a realização de cirurgias e outros procedimentos médicos em locais remotos, é vista como uma das tendências para essa nova era do trabalho. Ao mesmo tempo, especialistas avaliam que essa transição só será positiva se os profissionais estiverem cada vez mais atualizados para poder acompanhar essa revolução.
Por outro lado, o alerta é em relação ao aumento dos empregos informais graças à digitalização, o que pode tornar o mercado de trabalho fique cada vez mais desregulado. Novas legislações devem ser estudadas por parte das lideranças a fim de proteger pequenos negócios e trabalhadores.
Fonte: Época Negócios