De acordo com informações divulgadas pela pesquisa “O Futuro da Criminalidade Cibernética e Segurança: Análise de Ameaças, Avaliação de Impacto e Estratégias de Mitigação 2019 -2024”, realizada pela Juniper Research, o custo com violação de dados devido a crimes cibernéticos terá um crescimento médio anual de 11% até 2024. O valor gasto pelas empresas com este tipo de problema aumentará de US$ 3 trilhões por ano para mais de US$ 5 trilhões.
Este números serão impulsionados, além do aumento de ataques aos sistemas online das organizações, pelo aumento das multas por violações de dados à medida que a regulamentação se torna mais rígida. No Brasil, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em agosto de 2020 e prevê multas para empresas que não protegerem adequadamente seus dados.
Leia também: 85% das empresas não estão preparadas para a LGPD
Crimes cibernéticos avançam junto com a tecnologia
O relatório destaca que os criminosos cibernéticos usarão a Inteligência Artificial, que aprenderá o comportamento dos sistemas de segurança. A pesquisa também cita que esta evolução de falsificações profundas e outras técnicas baseadas em IA, provavelmente, desempenharam um papel no cibercrime das mídias sociais no futuro e as empresas devem se proteger.
A Juniper Research espera que treinamentos e conscientização sobre segurança se torne uma parte cada vez mais importante da prática dentro das empresas, além de um sistema eficiente de proteção.
Fonte: IP News