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Como ter uma visão holística da sua estratégia de marketing

Posted on 14 de outubro de 2019 by Plugar

O relatório Intangible Asset Market Value Study (IAMVS),  estudo que apresenta a composição dos ativos das empresas no mercado americano mostra que,  atualmente, o valor das companhias é composto por apenas 17% de ativos tangíveis como produtos e patrimônio, enquanto os intangíveis, como a marca, processos de qualidade e relacionamentos com clientes  representam 84% de um negócio. 

Esse novo cenário exige uma mudança na cultura empresarial. Já não existe espaço para hierarquias tradicionais, modelos administrativos departamentalizados e individualistas. Para evoluir, as companhias precisam se adaptar a este novo mundo conectado e colaborativo,  e passar a analisar seu negócio de forma mais abrangente para transformar sua empresa em uma marca sólida e valorosa aos olhos dos consumidores. 

Diante disso, um dos conceitos que tem conquistado espaço no ambiente corporativo tornando-se efetivo para o mundo moderno é a chamada visão holística. O objetivo é olhar para o todo para tomar decisões mais assertivas. Para as empresas, ser holístico significa dizer que cada um tem sua importância e somente juntos podem formar um todo, derrubando assim,  barreiras entre os setores e compartilhando mais informações para chegar a um lugar comum.

 

Tecnologia permite estratégias de marketing mais assertivas

A tecnologia trouxe aos consumidores a facilidade  de acessar informações e de contactar de forma imediata as marcas,  alterou o relacionamento das empresas com seu público e também a forma como as organizações realizam suas operações e se comunicam com suas equipes.

Mas como conseguir filtrar o que é relevante para seu negócio com tantas informações disponíveis e se multiplicando o tempo todo? Neste aspecto, uma plataforma de inteligência pode tornar-se uma importante aliada para sua empresa ter uma visão holística de todos os departamentos e cenários, auxiliando, principalmente, para que você consiga criar estratégias de marketing mais assertivas. 

Entre as principais vantagens de contar com a tecnologia para, efetivamente, tornar suas ações de marketing mais holística podemos citar:

– Monitoramento amplo

Com uma plataforma de inteligência, sua empresa pode acompanhar os movimentos do mercado e o comportamento de seus concorrentes. Com as perguntas certas, você pode antecipar situações e ganhar tempo para organizar sua própria estratégia, pois é possível filtrar  informações de fontes como TV, rádio, jornal, mídias sociais, conteúdo online, governamental e regulatório, por exemplo.

Com dados de diversos locais chegando até você de forma automática e totalmente personalizada, suas equipes priorizam apenas informações importantes, sem perder tempo com dados irrelevantes. Com a captura e tratamento destas informações, você conseguirá entender melhor o comportamento do seu público-alvo e focar seus conteúdos para atingir os clientes certos, no momento exato.

Uma visão holística, como já mencionado, é visualizar a empresa como um todo, quanto mais informação estiverem ao alcance, maior será a possibilidade de ampliar suas estratégias.

– Compartilhamento de informações com toda a organização

Com uma plataforma, sua empresa terá acesso a informações de veículos de comunicação de todo o mundo. Tudo que for veiculado do interesse da sua empresa em sites, rádio e televisão estará disponível para você consultar e compartilhar com seus colaboradores, seja através de links ou no envio de newsletter personalizadas.

Uma plataforma de inteligência eficiente permite ainda o envio de relatórios automáticos para otimizar o tempo de todas as equipes. É possível, além de   dividir notícias, compartilhar o desempenho de uma campanha de marketing no mercado por determinado período e até mesmo resgatar informações antigas para embasar novas ideias e ações. Além disso, também é possível anexar documentos internos da empresa dentro da plataforma para um acesso mais ágil e rápido de todo o lugar e ter  assim um controle maior e melhor das informações do seu negócio, e fica a seu critério dividir os documentos com todos da organização ou apenas com áreas ou pessoas específicas.

A timeline de uma plataforma inteligente serve como um portal de comunicação interno para compartilhar informações entre setores e ver os comentários dos colaboradores sobre diferentes assuntos. A ideia é tratar as informações de forma holística, onde todos visualizem os mesmos dados e possam contribuir com opiniões e análises. 

– Inteligência de dados é o segredo do sucesso

A sua empresa deve estar atenta a tudo que acontece tanto no que diz respeito ao cenário externo, quanto ao interno. O marketing deve perpassar todos os departamentos a fim de comunicar de maneira fiel e verdadeira a seus consumidores e para os colaboradores o que sua marca tem a dizer.

Captar informações e saber utilizá-las de maneira correta, auxilia sua empresa na criação de campanhas de marketing e estratégias de vendas com um  foco maior nas necessidades do mercado, levando em conta o comportamento dos clientes e o que seus colaboradores têm a dizer e por isto, ter a inteligência de dados trabalhando a seu favor é uma das maiores vantagens competitivas que sua organização pode ter no cenário atual.

Com uma plataforma de inteligência, a análise de toda esta quantidade imensa de dados que chegam todos os dias, acontece de forma mais rápida e organizada pois as informações são apresentadas em um layout de fácil entendimento para toda a empresa, promovendo maior interação e aumentando o alinhamento de todas as equipes com o que é importante para a empresa naquele momento.

As grandes empresas já perceberam que os valores intangíveis das organizações são aqueles mais valorizados pelos consumidores. Neste contexto, a maneira como você se comunica com seu público é muito importante para destacar-se da concorrência e ter sucesso em seu segmento. 

Na era da tecnologia, informação é o ativo mais precioso das organizações e contar como uma plataforma de inteligência é estar sempre à frente na corrida pela melhor e mais assertiva estratégia de marketing para comunicar o seus valores e deixar seu posicionamento intrínseco em cada setor e em cada colaborador para formar uma unidade e  legitimar o que é apresentado ao público.

O In.Guru, software de inteligência da Plugar, pode ajudá-lo a alcançar as informações certas. A plataforma possui dashboards de fácil navegação e permite o monitoramento de diversas fontes, baseado em palavras-chaves ou assuntos de interesse da sua organização.

 

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Posted in Data & Intelligence / Inteligência de Mercado Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

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