O relatório Intangible Asset Market Value Study (IAMVS), estudo que apresenta a composição dos ativos das empresas no mercado americano mostra que, atualmente, o valor das companhias é composto por apenas 17% de ativos tangíveis como produtos e patrimônio, enquanto os intangíveis, como a marca, processos de qualidade e relacionamentos com clientes representam 84% de um negócio.
Esse novo cenário exige uma mudança na cultura empresarial. Já não existe espaço para hierarquias tradicionais, modelos administrativos departamentalizados e individualistas. Para evoluir, as companhias precisam se adaptar a este novo mundo conectado e colaborativo, e passar a analisar seu negócio de forma mais abrangente para transformar sua empresa em uma marca sólida e valorosa aos olhos dos consumidores.
Diante disso, um dos conceitos que tem conquistado espaço no ambiente corporativo tornando-se efetivo para o mundo moderno é a chamada visão holística. O objetivo é olhar para o todo para tomar decisões mais assertivas. Para as empresas, ser holístico significa dizer que cada um tem sua importância e somente juntos podem formar um todo, derrubando assim, barreiras entre os setores e compartilhando mais informações para chegar a um lugar comum.
Tecnologia permite estratégias de marketing mais assertivas
A tecnologia trouxe aos consumidores a facilidade de acessar informações e de contactar de forma imediata as marcas, alterou o relacionamento das empresas com seu público e também a forma como as organizações realizam suas operações e se comunicam com suas equipes.
Mas como conseguir filtrar o que é relevante para seu negócio com tantas informações disponíveis e se multiplicando o tempo todo? Neste aspecto, uma plataforma de inteligência pode tornar-se uma importante aliada para sua empresa ter uma visão holística de todos os departamentos e cenários, auxiliando, principalmente, para que você consiga criar estratégias de marketing mais assertivas.
Entre as principais vantagens de contar com a tecnologia para, efetivamente, tornar suas ações de marketing mais holística podemos citar:
– Monitoramento amplo
Com uma plataforma de inteligência, sua empresa pode acompanhar os movimentos do mercado e o comportamento de seus concorrentes. Com as perguntas certas, você pode antecipar situações e ganhar tempo para organizar sua própria estratégia, pois é possível filtrar informações de fontes como TV, rádio, jornal, mídias sociais, conteúdo online, governamental e regulatório, por exemplo.
Com dados de diversos locais chegando até você de forma automática e totalmente personalizada, suas equipes priorizam apenas informações importantes, sem perder tempo com dados irrelevantes. Com a captura e tratamento destas informações, você conseguirá entender melhor o comportamento do seu público-alvo e focar seus conteúdos para atingir os clientes certos, no momento exato.
Uma visão holística, como já mencionado, é visualizar a empresa como um todo, quanto mais informação estiverem ao alcance, maior será a possibilidade de ampliar suas estratégias.
– Compartilhamento de informações com toda a organização
Com uma plataforma, sua empresa terá acesso a informações de veículos de comunicação de todo o mundo. Tudo que for veiculado do interesse da sua empresa em sites, rádio e televisão estará disponível para você consultar e compartilhar com seus colaboradores, seja através de links ou no envio de newsletter personalizadas.
Uma plataforma de inteligência eficiente permite ainda o envio de relatórios automáticos para otimizar o tempo de todas as equipes. É possível, além de dividir notícias, compartilhar o desempenho de uma campanha de marketing no mercado por determinado período e até mesmo resgatar informações antigas para embasar novas ideias e ações. Além disso, também é possível anexar documentos internos da empresa dentro da plataforma para um acesso mais ágil e rápido de todo o lugar e ter assim um controle maior e melhor das informações do seu negócio, e fica a seu critério dividir os documentos com todos da organização ou apenas com áreas ou pessoas específicas.
A timeline de uma plataforma inteligente serve como um portal de comunicação interno para compartilhar informações entre setores e ver os comentários dos colaboradores sobre diferentes assuntos. A ideia é tratar as informações de forma holística, onde todos visualizem os mesmos dados e possam contribuir com opiniões e análises.
– Inteligência de dados é o segredo do sucesso
A sua empresa deve estar atenta a tudo que acontece tanto no que diz respeito ao cenário externo, quanto ao interno. O marketing deve perpassar todos os departamentos a fim de comunicar de maneira fiel e verdadeira a seus consumidores e para os colaboradores o que sua marca tem a dizer.
Captar informações e saber utilizá-las de maneira correta, auxilia sua empresa na criação de campanhas de marketing e estratégias de vendas com um foco maior nas necessidades do mercado, levando em conta o comportamento dos clientes e o que seus colaboradores têm a dizer e por isto, ter a inteligência de dados trabalhando a seu favor é uma das maiores vantagens competitivas que sua organização pode ter no cenário atual.
Com uma plataforma de inteligência, a análise de toda esta quantidade imensa de dados que chegam todos os dias, acontece de forma mais rápida e organizada pois as informações são apresentadas em um layout de fácil entendimento para toda a empresa, promovendo maior interação e aumentando o alinhamento de todas as equipes com o que é importante para a empresa naquele momento.
As grandes empresas já perceberam que os valores intangíveis das organizações são aqueles mais valorizados pelos consumidores. Neste contexto, a maneira como você se comunica com seu público é muito importante para destacar-se da concorrência e ter sucesso em seu segmento.
Na era da tecnologia, informação é o ativo mais precioso das organizações e contar como uma plataforma de inteligência é estar sempre à frente na corrida pela melhor e mais assertiva estratégia de marketing para comunicar o seus valores e deixar seu posicionamento intrínseco em cada setor e em cada colaborador para formar uma unidade e legitimar o que é apresentado ao público.
O In.Guru, software de inteligência da Plugar, pode ajudá-lo a alcançar as informações certas. A plataforma possui dashboards de fácil navegação e permite o monitoramento de diversas fontes, baseado em palavras-chaves ou assuntos de interesse da sua organização.