O estudo Cenário Global da Inteligência Artificial (IA), feito pela Asgard em parceria com a Roland Berger, apontou que existem 26 empresas brasileiras focadas em IA. Foram analisadas 3.465 empreendimentos em todo o mundo. O Brasil ocupa a 17º colocação no ranking, enquanto os Estados Unidos, primeiro colocado, apresenta 1.393 empresas. Na segunda colocação está a China, que até 2030 pretende alcançar a liderança.
As empresas brasileiras avaliadas pela Asgard aparecem, principalmente, em áreas de comunicação, marketing, otimização de negócios, vendas e finanças. No entanto, a análise levou em conta apenas instituições que utilizam IA como principal pilar na estrutura de negócio. Assim, iniciativas como as assistentes virtuais BIA do Bradesco e Lu do Magazine Luiza não foram reconhecidas.
Além disso, no Brasil, a IA é caracterizada pelo uso de chatbots, porém, a previsão é de expansão nesse cenário. A expectativa é que, nos próximos anos, novas categorias devem tomar forma e, para não ficar para trás, as empresas brasileiras devem se familiarizar cada vez mais com o mundo de IA.
Fonte: ITForum365