Uma pesquisa da Qlik, em parceria com o The Data Literacy Project, apontou que as corporações tendem a priorizar a contratação de profissionais que possuam experiência comprovada em trabalhar com dados em vez de candidatos com formação em ciências de dados.
Das empresas entrevistadas, 59% declararam que a experiência anterior ou a análise de um estudo de caso é o principal indicador do potencial em dados do candidato. Em contrapartida, apenas 18% consideraram o bacharelado ou mestrado em Ciências, Ciência de Dados ou até mesmo um doutorado como uma prioridade na hora de preencher a vaga.
As vagas relacionadas à Data Science e Analytics, que englobam funções associadas à análise de dados como cientistas/analistas de dados, analistas de negócio e profissionais de marketing são as mais difíceis de serem preenchidas. Isso demonstra que as melhores oportunidades de carreira e salários associados à alfabetização de dados não está limitada aos profissionais que possuem graduação.
A maioria das organizações (63%) estão buscando ativamente candidatos em todas as partes da empresa que demonstrem habilidade em utilizar, trabalhar e analisar dados, oferecendo boas oportunidades para aqueles que apresentem essas competências.
Fonte: InforChannel