O mercado já não tem mais espaço para as estratégias não orientadas por dados, e isso nós já sabemos. Mas, para muitos, o desafio é ainda maior na hora de fazer um controle das informações geradas e reconhecer o seu valor.
Não conseguir usar os dados da melhor maneira dentro de um planejamento, projeto ou ações é uma questão que impede gestores e lideranças de colocar em prática boas soluções para seu negócio. Porém, existem tecnologias que ajudam nesse processo e são braço direito para quem deseja interpretar, contextualizar e até mesmo disseminar dados para tomadas de decisão importantes. Uma delas são os dashboards de análise inteligentes.
Entenda como eles podem ajudá-lo não só a visualizar dados de forma mais simples, mas também melhorar as suas estratégias de negócio:
Gráfico e visual
Os dashboards de análise têm a característica comum de simplificar o processo de interpretação dos dados e oferecer as melhores informações para o seu negócio de forma estruturada e prática. Por meio de apenas uma interface, é possível ter acesso a gráficos que vão orientá-lo na hora da tomada de decisão.
Nas empresas, isso pode ser usado para tornar ainda mais simples o trabalho de análise Big Data. Quando você conta com uma plataforma de inteligência com dashboards de análise, rapidamente pode visualizar o desempenho de uma campanha de marketing sua ou da concorrência, acompanhando, por meio de gráficos, quais foram as dez notícias mais relevantes divulgadas sobre o lançamento de um novo produto da sua marca, por exemplo.
A ideia é aprender com os resultados e visualizar todos aqueles insumos que podem ser relevantes para o seu negócio. Apenas alguns minutos separam você dessa pesquisa, e o mais interessante é que, no caso do In.Guru, a plataforma de Inteligência de Mercado da Plugar, é possível customizar esses dashboards conforme as suas necessidades, filtrando o que pode ser relevante para a sua marca ou não.
Nesse caso, a apresentação visual dos números também é fundamental. Como eles aparecem em formato de gráficos, acabam revelando os dados de campanhas e audiência das publicações de maneira organizada, simples e clara. Com isso, aquelas interpretações técnicas, muito formais, feitas em planilhas saem de cena, deixando espaço para a disseminação de conhecimento de forma mais prática e para o compartilhamento e o entendimento de dados complexos de forma simplificada.
Análise em tempo real
Os dashboards de uma plataforma de inteligência também são responsáveis por auxiliar as equipes de inteligência e análise a fazer uma leitura de cenários e contextos em tempo real. Eles permitem o acesso a notícias e informações relevantes sobre a marca e que elas sejam consumidas com a rapidez que o mercado exige, além de oferecer uma visão ampla dos resultados de negócio.
Por meio do uso de dashboards, as análises feitas pelo seu negócio são mais precisas, e é possível compreender conceitos difíceis ou identificar novos padrões facilmente. Os gráficos ajudam no entendimento da informação, e um dado que poderia passar despercebido ou não ter muito valor para uma estratégia acaba saltando aos olhos, trazendo mais eficiência para as tomadas de decisão.
A ideia é que nenhum dado se perca pelo caminho e você consiga perceber, quase de forma instantânea, a movimentação da concorrência e tenha uma reação mais ágil e acertada, antecipando possíveis problemas competitivos.
Informações acessíveis
Outra vantagem é a facilidade de acesso que diferentes equipes podem ter às informações mais importantes. Por estarem organizadas visualmente nos dashboards, como já falamos, a interpretação dessas informações passa a ser mais simples. De acordo com uma pesquisa publicada pela Forbes, 65% das pessoas aprendem melhor por meio de imagens, o que leva as pessoas de análise a enxergar os melhores caminhos para diferentes iniciativas, sejam elas da área de marketing, vendas ou negócios, servindo até mesmo para estruturar e desenvolver novos projetos e soluções.
Interpretações qualitativas
Dentro desse contexto, é importante levar em consideração que somos seres visuais e que os dashboards acabam servindo como parceiros para a interpretação qualitativa de grandes volumes de dados.
Ali, podem existir insumos que indicam o movimento dos concorrentes no mercado e que impactam diretamente na performance da sua marca, como a descoberta do lançamento de uma nova solução para o mercado por um competidor direto. Assim como podem existir dados que revelam o desempenho das ações de marketing do seu próprio negócio, mostrando como você é percebido pelos consumidores e o que precisa fazer para melhorar em atuações futuras.
A vantagem é que essas informações estão reunidas em uma plataforma e são apresentadas de forma visual, o que torna o trabalho analítico ainda melhor. A facilidade com que você alcança dados precisos como esses dá aos gestores e lideranças a possibilidade de conhecer alternativas e soluções para problemas antecipadamente. E quem está por trás disso são os profissionais de inteligência, que conseguem visualizar e interpretar dados por meio de uma interface única e, de forma muito mais qualificada e rápida, encontrar insumos para compor estratégias de negócio.
Estratégias de comunicação
O último destaque vai para o uso dos dashboards para melhorar as estratégias de comunicação. Com eles, é possível visualizar em uma tela única o maior número de informações relacionadas a suas campanhas e ações de marketing e fazer isso por meio da melhor combinação de elementos visuais, que facilitam o entendimento de cenários, contextos e comportamentos nas mídias sociais.
Ao contar com uma plataforma de inteligência que explora o recurso de dashboards, portanto, você consegue conferir a performance das suas campanhas e armazenar essas informações – que revelam qual canal teve mais audiência, qual é o melhor dia para divulgação etc. – para usá-las posteriormente de forma estratégica, aprendendo com os erros e melhorando as campanhas futuras. Também pode verificar o desempenho de uma ação de marketing específica e reagir rapidamente, caso ela não tenha sido bem aceita pelo seu público-alvo.
Ou seja, são diversas possibilidades, todas elas guiadas por dados. Por isso, inspire-se na frase de William Edwards Deming, renomado professor, autor e consultor norte-americano: “In God we trust, all others must bring data” (“Em Deus nós confiamos, todos os outros devem apresentar dados”, em tradução livre), que faz alusão ao fato de que os dados não mentem, e guie as suas estratégias e tomadas de decisão de forma mais precisa.