• Home
  • Sobre
  • Metodologia
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Fale Conosco

4 dicas para ter sucesso em análises preditivas usando tecnologia

Posted on 22 de julho de 2019 by Plugar

O modelo de análise preditiva permite reverter cenários que poderiam causar impactos negativos ao seu negócio. No entanto, é importante observar que isso só se dá quando a empresa entende a proposta da análise preditiva e usa as ferramentas certas para organizar, monitorar, filtrar e analisar informações relevantes sobre o mercado e o contexto em que está inserida.

Esse detalhe faz toda a diferença no momento de transformar o que poderia ser uma problema em aprendizado e melhorias, pois leva as equipes a passar mais tempo usando os dados para obter resultados significativos do que coletando.

 

Leia também: Quatro faces da análise de dados: as vantagens da análise preditiva

 

Pensando nisso, separamos 4 dicas para você ter sucesso em análises preditivas ao explorar o potencial de tecnologias como uma plataforma de inteligência. Saiba como esse recurso facilita todo o processo de análise e faz com que a sua empresa se aproxime das respostas certas para os seus problemas de negócio, com maior precisão e em menos tempo. Confira:

 

1. Aumento da possibilidade de prever cenários

Ao combinar a análise preditiva com o uso de uma plataforma de inteligência, que reúne em um único lugar dados importantes para a sua empresa, é possível prever com muito mais facilidade comportamentos e até mesmo situações de risco. 

É possível, por exemplo, automatizar a captação de informação sobre políticas públicas, legislação ou regulamentações específicas. Com isso, sua equipe tem a disposição, praticamente em tempo real, dados que podem causar impacto imediato no seu negócio. Outra alternativa é monitorar o movimento da concorrência. Com uma ferramenta potente, você pode organizar a captação de informação de diferentes fontes, como imprensa, imprensa oficial, mídias sociais, e assim organizar cenários que mostram movimentos potenciais, como lançamento de produtos ou serviços ou até mesmo a conquista de novos clientes. 

 

2. Menos tempo de coleta, mais agilidade para resolver problemas de negócio

A base da análise preditiva é uma coleta consistente de dados. Com a tecnologia – que inclui processos de mineração de dados, inteligência artificial e machine learning -, o alto volume de informação disponível hoje pode ser avaliado e organizado em um tempo muitíssimo menor do que seria necessário para realizar o mesmo processo manualmente. 

Os recursos usados na coleta automatizada de dados (uma das etapas mais importantes do processo de análise) permitem encontrar rapidamente informações precisas para o seu negócio, sem perder tempo procurando em bancos de dados dispersos e ou em milhares de fontes disponíveis. Dessa forma, se tem mais agilidade para entender contextos de negócio, acompanhar o comportamento do concorrente e também conhecer o desempenho das suas próprias ações e tomadas de decisões.

E tudo isso faz com que você ganhe em produtividade e consiga descobrir mais rápido as soluções para problemas. Afinal, a equipe de inteligência está liberada para desempenhar a parte mais significativa desse processo que é o estudo dos dados. 

 

Leia também: [GUIA] Guia Rápido: As 4 faces da análise de dados

 

3. Maior precisão nos insights

Como já foi dito, a automatização permite uma coleta mais ampla, mas também uma organização mais acurada. Com isso, a equipe de inteligência tem uma base perfeita para montar cenários precisos e gerar insights de qualidade. 

Com a análise preditiva é possível usar dados passados e atuais para prever tendências e comportamentos de forma confiável. E o cruzamento dessas informações permite que você chegue a resultados de análise mais precisos. 

 

4. Melhores resultados

Existem situações em que a análise preditiva ajudará a antecipar riscos em projetos, a perceber oportunidades ao permitir que a equipe de inteligência faça leituras muito precisas de cenários ou até a mudar o rumo de uma estratégia antes planejada por meio de achismos ou conhecimento de mercado. Tudo isso, quando com o apoio de ferramentas que aumentam a capacidade da equipe de inteligência, potencializa os resultados gerados. 

Isso porque, quando você tem mais informação, tem mais controle sobre o seu ambiente e, logo, mais possibilidades de antecipar cenários e, logo, crises e oportunidades.

Conheça o In.Guru, a plataforma de inteligência da Plugar, e saiba como usá-la para fazer melhores análises preditivas para a sua empresa.

 

PLG-05MAI19-ATIV03-03-1200x300

CompartilheShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Posted in Data & Intelligence / Inteligência de Mercado Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

Posts Relacionados

Data & Intelligence

5 motivos para usar uma plataforma de inteligência

Confira como a tecnologia aliada à inteligência pode ajudar você a ter mais sucesso nas suas análises Big Data

Data & Intelligence / Inteligência de Mercado

Como escolher a melhor plataforma de inteligência para o seu negócio

Confira os critérios que vão levar você a optar por aquela tecnologia que vai apoiar no monitoramento, coleta e análise de dados eficiente

Inteligência de Mercado

Por que a tecnologia é o segredo por trás de um monitoramento eficiente

Plataformas tecnológicas empoderam as empresas e suportam todo processo que requer inteligência

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Experiência do cliente é a chave para atingir metas, diz pesquisa
  • Mais de 90% das empresas querem automatizar a força de trabalho
  • Universidades oferecem bacharelado em Ciência de Dados no Brasil
  • Em Davos, Inteligência Artificial é uma dos assuntos mais debatidos
  • O que as marcas precisam fazer para gerar insights valiosos em 2020?

Categorias

  • Compras Governamentais
  • Data & Intelligence
  • Downloads
  • Inteligência Competitiva
  • Inteligência de Mercado
  • Inteligência Regulatória
  • LGPD
  • Notícias
  • Sem categoria

Plugar nas redes sociais

Copyright © 2018 Plugar Data Intelligence