Novas soluções para velhas questões

A Plugar marcou presença no 9º Fórum Internacional de TI Banrisul, evento que ocorreu nos dias 18 e 19 de maio e promoveu discussões sobre tendências de mercado que geram novas oportunidades tecnológicas. Nesta edição, o enfoque foi direcionado aos novos hábitos de consumo e aos consequentes desafios de segurança no ambiente online.

A grande tônica foi a força da tecnologia na transformação da sociedade, especialmente na criação de novos hábitos nos meios de pagamento. Dentre os palestrantes, destaque para Fábio Tagnin (diretor de pesquisas da Intel no Brasil), Carlos Malafaia (diretor da divisão de cartões do Banrisul) Petter Falkman (professor e pesquisador na Universidade de Tecnologia de Chalmers – Suécia) e Fernando Mendez (vice-presidente de produtos emergentes da Visa – América Latina e Caribe).

O Uber é um bom caso de como uma empresa inovadora em tecnologia gera conflitos com os players do segmento (que veem sua participação ou hegemonia ameaçada) e com governos (que precisam atualizar leis para não perder arrecadação).

O aprimoramento tecnológico ininterrupto gera autonomia nas atividades cotidianas, incentivando e ao mesmo tempo se utilizando do consumo colaborativo. A ligeira evolução do simples GPS para o Waze é um bom exemplo disso: hoje não temos apenas o benefício da orientação, temos também o conhecimento da rota com menos congestionamento (e quem disponibiliza as informações são os próprios usuários).

Imagine agora um carro no qual o motorista pode ler os principais jornais do mundo enquanto viaja; esse é só um dos inúmeros benefícios que a Internet das Coisas (atual revolução tecnológica) ofertará dentro das próximas décadas. Nesse contexto, a Inteligência Competitiva ganha ainda mais valor, porque é preciso entender o comportamento das pessoas, e isso se dá através do armazenamento de dados (Big Data) e da sua interpretação.

Por Gabriel Saute

4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plugar nas redes sociais