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Monitoramento é a chave do sucesso para participar de licitações

Posted on 21 de outubro de 2016 by Plugar

o sistema regulatório brasileiroAdministrar um país como o Brasil de forma que os serviços funcionem satisfatoriamente para atender às necessidades da população não é uma tarefa simples.

É comum que o governo federal lance mão de leis e normas vigentes para poder adquirir um determinado bem ou serviço que esteja faltando na hora de fazer a máquina rodar.

Assim, entra em cena a licitação –  e consequentemente, o necessário trabalho de monitoramento das movimentações, informações de despesas públicas, participação no mercado e acompanhamento das tendências e oportunidades, que deve ser feito pelas empresas interessadas em participar do processo.

Considerando que as empresas percebem as instituições públicas como uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio, quem oferece os chamados artigos de bens comuns, facilmente encontrados no mercado, ou serviços de execução simples, de obras e até mesmo serviços especializados de engenharia, encontra nas licitações uma maneira de ter o governo como um cliente.

No Brasil, os processos de licitação estão embasados na Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993), que pode ser aplicada à administração direta, às autarquias, às fundações e às empresas estatais.

É importante lembrar que as licitações são obrigatórias em todos os casos de aquisição de bens, alienação de bens e contratação de serviços e obras realizados pela administração em exercício.

Por meio das licitações, as empresas colocam à disposição do governo os seus produtos ou serviços, podendo ser escolhidas de diferentes formas, como por convite, tomada de preços, concorrência, concurso, leilão ou pregão.

E para que uma venda ou prestação de serviço não cause prejuízos, o governo deve escolher o fornecedor que apresentar mais vantagens e ofertas de melhor qualidade à população. Nos casos de alienação de bens ou de concessão de direito real de uso, é preciso verificar o maior lance ou oferta.

 

Leia também: Como evitar prejuízos ao vender para o governo

 

Monitoramento nas licitações

Independentemente se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, para que a sua participação na licitação seja bem sucedida, o monitoramento das movimentações faz parte desse processo. Portanto, não deixe de acompanhar as informações de despesas públicas e o dimensionamento da participação de mercado no setor público.

O maior problema, aqui, é que as informações estão disponíveis, mas, muitas vezes, são de difícil acesso nos portais do governo. Então, pensando em melhorar a experiência dos usuários e tornar mais eficaz o trabalho de busca e mapeamento, a Plugar identificou que é possível obter mais informações ao monitorar orçamentos públicos e portais de transparência a fim, inclusive, de analisar o histórico das licitações anteriores para obter o maior volume de informações possível.

Com um conjunto de informações históricas, é possível saber, por exemplo, quem são os seus concorrentes, quais são os produtos ou serviços que eles oferecem e como foram as suas participações em outras licitações.

Dessa forma, empresas de qualquer porte poderão entender melhor o mercado, os processos de licitação, conhecer o órgão contratante, entre outras vantagens.

A plataforma da Plugar é capaz de oferecer soluções de inteligência sobre licitações a partir da compreensão de questões como: qual é a origem da verba? Qual é a unidade que está gerindo o contrato? O que é preciso adquirir?

Esse trabalho de monitoramento da Plugar começa a ser realizado em âmbito federal e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas, aos poucos, o monitoramento chegará a outros estados e cidades de acordo com a importância econômica de cada região.

Todo esse processo ocorre com o apoio do Dashboard, um sistema que permite que a Plugar entregue a seus clientes informações cruzadas e organizadas.

Na hora de fechar qualquer tipo de negócio, é importante que as empresas realizem uma pesquisa sobre o seu futuro cliente, verifiquem a situação de mercado desse contratante, busquem com outras companhias uma referência comercial, enfim, é interessante que se faça uma análise de risco o mais completa possível.

E quando esse cliente é o governo, não pode ser diferente.

 

O governo como cliente

Hoje, o governo federal pode ser considerado um grande cliente, já que é o maior comprador do País. De acordo com informações do Painel de Compras do Governo Federal, o valor total dos processos de compras do governo federal até o mês de julho deste ano chegou a quase R$ 19,2 bilhões, sendo que foram desenvolvidos cerca de 44,8 mil processos desde janeiro.

Para fechar um negócio que realmente renda bons resultados, é essencial lembrar que, por mais que as vendas para o governo sejam uma alternativa interessante para o crescimento da empresa, essa oportunidade deve vir sempre associada às boas práticas de negócio.

Por isso, é imprescindível tomar todos os cuidados necessários para que a negociação resulte em sucesso e, nesse sentido, não é indicado que se abra mão de uma análise de risco completa antes da negociação com uma instituição pública.

Quando se trata de uma análise de risco a respeito de uma licitação promovida pelo governo, é indispensável despender esforço para conhecer bem alguns aspectos do processo, especialmente sobre o edital, que deve ser muito bem lido e entendido.

Junto a isso, é importante estar atento aos documentos necessários para poder participar da licitação e, assim, elaborar a sua proposta, sabendo exatamente o que é necessário conter nesse texto.

Além disso, tome muito cuidado para não dar um passo maior do que a sua perna. Jamais comprometa o capital de giro, a imagem e a credibilidade da sua empresa ao oferecer mais produtos ou serviços do que você entregar ou em um prazo menor do que, de fato, é possível fazer.

A inadimplência ou a quebra de contrato podem se tornar um grande risco para o seu negócio, e estão sujeitas a acontecer em qualquer relação.

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Posted in Compras Governamentais Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

1 comentário em “Monitoramento é a chave do sucesso para participar de licitações”

  1. Carlos Antonio Barbosa Caminha disse:
    1 de fevereiro de 2017 às 17:35

    Preciso de mais detalhes sobre a prestação do serviço de monitoramento de licitações. Custo, forma e periodicidade do fornecimento das informações, tipo de contrato e tudo mais. Somos um escritório de advocacia de médio porte.

    Responder

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