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Como usar o monitoramento de dados a favor do seu negócio

Posted on 22 de janeiro de 2017 by Plugar

1Mostrar o diferencial da sua marca para os clientes é uma obrigação nessa época em que vivemos, quando tudo ocorre com muita velocidade e os consumidores têm cada vez mais informações em mãos, principalmente na hora de tomar uma decisão de compra.

Para isso, é fundamental conhecer as tendências de mercado. Como? A partir de uma análise do que está acontecendo no seu nicho de negócio, especialmente no meio online. Ou seja, tendo o monitoramento como um aliado.

Para alguns profissionais, o monitoramento é visto apenas como uma estratégia que auxilia no acompanhamento do perfil dos consumidores e de como a marca está sendo percebida no meio online.

Mas se, a partir dos dados obtidos, for feita uma análise adequada, separando as informações que são realmente relevantes, é possível obter resultados verdadeiramente enriquecedores para a empresa.

Ao observar o comportamento do seu público-alvo e dos concorrentes, é possível, entre outras vantagens, encontrar nichos de mercado com pouca concorrência e demandas que precisam ser atendidas, bem como avaliar as forças e as fraquezas da sua empresa.

 

Por que o monitoramento é importante

Imagine que uma loja de calçados lançou uma promoção de botas e monitorou a sua repercussão nas mídias sociais. Com isso, é possível saber quais são os clientes mais interessados em botas, onde esses clientes moram (se é no Sul ou no Nordeste, por exemplo), se são homens ou mulheres, qual é a sua classe social, entre outras informações.

Então, com esses dados em mãos, a empresa poderá avaliar o que precisa ser modificado para as próximas promoções e, principalmente, terá em mãos informações riquíssimas sobre o seu público consumidor para, a partir daí, criar um relacionamento com essas pessoas e investir em uma comunicação mais personalizada e assertiva para cada um.

Em resumo, entre os benefícios do monitoramento para o seu negócio, estão a percepção de oportunidades de mercado, a identificação de melhorias em produtos/serviços e ações de marketing e a construção de um relacionamento sólido com o seu público.

Nessa lista, podemos incluir, ainda, a identificação de influenciadores da marca, que podem ajudar (e muito) na divulgação espontânea da empresa, e o gerenciamento de crises, já que o monitoramento auxilia na identificação de reclamações que podem viralizar.

 

Como fazer o monitoramento

Mas você sabe como fazer uma estratégia de monitoramento eficiente? O primeiro passo é saber em quais canais o seu público-alvo e os seus concorrentes estão, já que eles estão entre as suas principais fontes de dados. A partir daí, começa o processo de coleta, análise, planejamento e aplicação.

Coleta: o trabalho de monitoramento começa pela coleta de dados, afinal, sem informações não há o que analisar. A obtenção desses dados referentes aos clientes e à concorrência é feita a partir da definição de palavras-chave. Dessa forma, você pode delimitar e classificar as informações colhidas de acordo com o propósito do monitoramento.

Análise: com os dados em mãos, começa o processo de análise. Nessa etapa, é possível identificar quais são as informações mais relevantes para gerar valor à marca e o que, de fato, serve para gerar insights e colocar ações de marketing em prática.

Planejamento: após a análise e a definição de quais informação são verdadeiramente relevantes para a empresa, é chegado o momento do planejar estratégias de marketing a partir do conhecimento obtido com os dados. Essa é a hora de pensar em ações que sejam capazes de fortalecer a marca e solidificar o relacionamento com o público.

Aplicação: agora, é a hora de colocar em prática o que foi planejado no passo anterior. Lembre-se que usar plataformas digitais para promover ações de marketing tende a gerar uma identificação e uma aproximação maior do público com a marca, já que, nas mídias sociais, a comunicação é mais simples e os resultados aparecem na hora.

 

Monitorando a concorrência

Nunca se esqueça que os consumidores que procuram a sua marca também podem procurar os seus concorrentes. Portanto, além de se relacionar com o público e promover ações que atraiam os consumidores, as estratégias de monitoramento com foco na concorrência devem ser levadas igualmente em consideração no plano de comunicação da sua empresa.

Estar à frente da concorrência é importante para o seu negócio, então, procure saber o que as outras empresas estão fazendo no meio online e, a partir disso, implemente melhorias no seu negócio também. Entender o que o seu concorrente está produzindo e como ele está se relacionando com o público podem trazer insights muito interessantes para o seu negócio.

Nesse sentido, o monitoramento da concorrência visa interpretar como o mercado recebe e reage às ações das outras empresas a fim de identificar novas oportunidades.

Sendo assim, investir no monitoramento da concorrência se torna importante para que se encontrem novas possibilidades de relacionamento com o cliente e de atendimento da demanda do mercado.

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Posted in Inteligência de Mercado Tagged , Análise de Dados, Big Data, Business Intelligence, Cenário e mercado, Data Science, E-book, Eventos, gestão do conhecimento, Governança, Guia, Infográfico, Inovação, Inteligência artificial, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Inteligência Regulatória, Internet das Coisas (IoT), Licitações, Marketing, Monitoramento da concorrência, Monitoramento de normativas, Monitoramento do governo, Planilha, Profissional de Inteligência, Quiz, Registro eletrônico de Imóveis, Sistema Regulatório Brasileiro, Transformação Digital, volume de dados

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