Inteligência de dados é fundamental para a transformação digital

A transformação digital vem impactando empresas e setores do mercado no mundo inteiro e, hoje, é uma das principais pautas para gestores e líderes. E quando se pensa no seu significado, logo vem à mente o uso da tecnologia. Mas, na realidade, ser digital vai muito além disso. É pensar o negócio como um todo de forma digital, envolver todas as áreas e níveis hierárquicos nas tomadas de decisões. E a inteligência de dados é parte fundamental desse processo.

Segundo o International Data Corporation (IDC), 60% dos investimentos das organizações até 2020 estão direcionados para a transformação digital. Ou seja, as organizações pretendem investir para tomar decisões mais acertadas, acelerar atividades, processos e competências e aumentar o número de ofertas que atendam ao novo comportamento digital das pessoas e do mercado.

Com a transformação digital, as empresas adotam um modo de operar diferente do tradicional, sem silos ou barreiras para a inovação. Mudando a cultura e a maneira como pensam, entendem e organizam as estruturas, processos e estratégias de negócio, vão se tornando mais e mais digitais.

Entre os pilares marcantes desse novo modelo estão:

  • enxergar o cliente no centro de todas as decisões;
  • ser data driven, ou seja, orientado por dados.

A integração dos setores para criação de novos produtos e serviços também é extremamente importante, pois leva a empresa a melhorar a comunicação interna e a ser mais assertiva em suas ações.

Assim, ao invés de testar uma inovação às cegas, tem-se maior conhecimento do mercado como um todo para realizar ofertas mais bem sucedidas. E ainda: os negócios não são pensados por cada setor separadamente, a estratégia é idealizada em conjunto, nas chamadas salas ou centros de performance, e, por isso, os projetos têm muito mais chance de dar certo.

Dados e estratégias digitais

Orientadas por dados, as empresas que voltam seus negócios para o digital buscam conhecer, principalmente, as necessidades dos clientes, que, hoje, estão no centro das suas decisões. E os consumidores cada vez mais exigem boas experiências e soluções rápidas para seus problemas. Então, essas empresas procuram entender quem são essas pessoas, como se comportam, quais são as suas motivações e demandas, para oferecer melhores oportunidades em torno dos seus produtos e serviços.

Podemos dizer que essas organizações encaram os dados como seus aliados. Um bom exemplo são empresas como o Airbnb, o Uber e o Spotifyque funcionam orientadas por dados e, dessa forma, causaram mudanças significativas nos setores em que atuam. Assim como a rede Walmart, que usa dados recolhidos por sensores, redes sociais e outras fontes para tentar entender, aprender como se comporta e o que deseja o seu consumidor e, assim, atendê-lo sempre melhor.

Portanto, resumidamente, é preciso estar atento à velocidade com que os dados são gerados. Eles não permitem que se fique de braços cruzados, funcionando de forma reativa, apenas à espera dos consumidores. Agora, as necessidades dos clientes estão no centro de qualquer estratégia e é preciso pensar digitalmente seus negócios e usar a inteligência de dados para ser ainda mais eficiente nas suas projeções.

A importância dos especialistas em inteligência

Todo e qualquer dado para ser realmente relevante precisa ser mensurado, tratado e analisado. Por isso, é essencial contar com especialistas que dão sentido a essa massa de informações. Estes especialistas devem atuar ao lado daqueles que criam e desenvolvem novos produtos e o mais interessante é que a transformação digital permite justamente isso.

Nesse novo modelo de negócio, a área de inteligência de dados é totalmente integrada às outras. Nenhum projeto sai do papel sem o conhecimento de todas os setores envolvidos, do comercial ao marketing e desenvolvimento. Afinal, é por meio de análises inteligentes e do controle do seu desempenho no mercado que se garante uma melhor experiência para o consumidor.

Cada vez mais as companhias se preparam para enfrentar o desafio da transformação digital e procuram fazer isso de maneira eficiente. Por meio de uma análise de dados inteligente você pode não somente ter mais conhecimento sobre os principais atores dessa cadeia, os consumidores. Mas, também, garantir que todas as ações da sua empresa serão relevantes para o público-alvo, além de agilizar tomadas de decisão, acelerar a performance de vendas e ter ganhos na experiência e satisfação do usuário.

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