Inteligência Competitiva ajuda a definir estratégias econômicas

Como já falamos anteriormente aqui no blog, a análise de dados pode ser útil em muitos aspectos do negócio. Esta prática é usada, por exemplo, para entender como a marca está sendo percebida pelos consumidores, descobrir quais são as estratégias da concorrência e conhecer o comportamento do mercado em determinado período.

Agora, vamos compreender como a Inteligência Competitiva (IC) está presente, também, nas decisões econômicas das empresas. Com algoritmos capazes de ajudar na assimilação de informações e em previsões de cenários, é possível, entre outros itens, baratear processos, diminuindo, assim, o valor final de produtos/serviços.

Case Finnair

Exemplo disso é o caso de Finnair. A companhia aérea finlandesa utiliza uma tecnologia para gerenciar os preços de suas passagens. Isso permite que a empresa realize ajustes rápidos nas tarifas a partir das condições do mercado a fim de permanecer sempre à frente das concorrentes.

Ocorre que, hoje, a maioria das companhias compara as suas tarifas com as da concorrência por meio de uma base arquivada não atualizada, ou seja, que não contém os preços reais pagos pelos clientes. Já o sistema da Finnair inclui, automaticamente, todos os impostos, taxas e encargos, permitindo uma verdadeira percepção do ponto de vista do consumidor.

Esta solução da Finnair usa a IC com algoritmos sofisticados, inclusive, para fazer recomendações aos seus usuários. Isso significa que as tarifas corretas têm mais chances de serem distribuídas no momento certo aos clientes certos.

Case Plugar

Mas este tipo de monitoramento não é uma exclusividade da Europa. No Brasil, a Plugar dispõe de uma ferramenta que também é capaz de analisar preços de voos, hotéis e pacotes de viagem em geral.

Um dos clientes da empresa utiliza este sistema, que vem avaliando os melhores preços de hotéis em diversos países. A plataforma tem, hoje, cerca de 1,2 mil hospedagens nacionais e internacionais cadastradas de acordo com o interesse do cliente.

Então, o sistema monitora os preços de outros sites de ofertas de hotéis e compara com os preços disponíveis na agência. “Assim, os gerentes de produto da empresa têm uma pauta mais assertiva, pois eles conseguem ligar para aquele hotel específico e negociar um preço melhor. A partir do nosso projeto, a formação de preços passou a ser baseada nos valores de mercado, deixando de ser feita apenas por custeio”, conclui André Saldanha, gerente de tecnologia da Plugar.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

1 pensamento em “Inteligência Competitiva ajuda a definir estratégias econômicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plugar nas redes sociais