Confira 4 tendências na análise de dados em 2018

Empresas começaram a mudar de geração de dados para organizações orientadas a dados nos últimos tempos. Assim, dados e análises tornaram-se o centro de gravidade de muitas companhias, diz reportagem da CIO: em 2018, essas tecnologias precisam começar a fornecer valor. Entre as tendências para a análise de dados neste ano, a reportagem cita que datalakes deverão provar seu valor comercial ou morrerão.

Plataformas de gerenciamento de dados para armazenar todos os dados de uma organização em formatos nativos, data lakes tiveram sucesso no armazenamento de grandes quantidades de dados, mas obter informações acionáveis a partir deles provou-se um pouco mais difícil. Assim, experts preveem que, em 2018, veremos mais e mais empresas tratar a computação em termos de fluxos de dados em vez de dados que são processados e aterrados em um banco de dados.

E considerando que os dados são “o novo petróleo”, o papel do Chief Data Officer (CDO) está sendo cada vez mais reconhecido, devendo firmar-se como essencial para enfrentar o valor das análises de dados – um dos problemas mais importantes no ambiente corporativo, hoje – com o uso de metodologias e plataformas ágeis.

A terceira tendência é que as empresas sintam a necessidade de ter um curador de dados: uma pessoa capaz de entender os tipos de análise necessárias para os diferentes grupos na companhia, quais conjuntos de dados são os mais adequados para o trabalho e o que é preciso para transformar os dados brutos naquilo que é necessário para o trabalho a ser realizado. Por fim, o foco na governança de dados é a quarta tendência, impulsionada principalmente pela iminência do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia (GDPR), que deve entrar em vigor em 25 de maio e terá impacto em muitas empresas.

 

Fonte: goo.gl/rQyoqo

3

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plugar nas redes sociais