Como vencer o desafio de ser uma empresa fundamentada por dados

2Trabalhar com base em dados demanda uma série de mudanças em uma instituição. É preciso não somente olhar para o ambiente externo de uma maneira diferente e entender que as movimentações do mercado, dos competidores e dos clientes são extremamente importantes para compor suas decisões, mas compreender que essas mudanças também exigem um novo comportamento dentro da própria empresa.

Além de incluir os dados nas estratégias, é necessário transformar a cultura da empresa como um todo, começando pelos profissionais, que precisam compreender o seu papel e funções dentro desse novo universo. A figura do líder passa a ser diferente também. Muito mais importante do que determinar ações, é orientar e direcionar, ou seja, liderar sem impor ideias, eliminando aquelas antigas exigências e burocracias, liberando as equipes para se tornarem mais robustas, criativas e autônomas.

Assim como os colaboradores precisam transformar seus pensamentos, o próprio ambiente de trabalho deve mudar. Em salas de performance e centros de comando, as organizações passam a contar com times de inteligência com habilidades que sustentam a presença dos dados. Eles são formados por profissionais especialistas em planejamento, coleta, análise e disseminação de informações. Com diferentes formações, áreas e conhecimentos, estão ali para atender as necessidades e questões de negócio da empresa.

Portanto, para vencer o desafio de ser fundamentado por dados, é preciso agir. Somente transformando seu ecossistema de negócio e apostando nos recursos e filosofias certas é possível se reinventar e coexistir com as novas entrantes do mercado: mais ágeis, velozes e atentas a maneira como a empresa deve se comportar e estruturar no mercado.

4

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plugar nas redes sociais