Avaliação certeira de cenários: o segredo das organizações exponenciais

Empresas disruptivas consideradas como organizações exponenciais ganham cada vez mais espaço no universo corporativo. Conhecidas por serem tecnologicamente inteligentes, conseguem adaptar-se rapidamente a um mundo corporativo volátil e, com isso, fazer uma avaliação certeira de cenários. E ainda são capazes de utilizar informações que estão além dos muros da empresa para compor seus planos de negócio.

Com as organizações exponenciais surgiu um novo modelo de negócio que revoluciona diversos mercados e leva às empresas a alcançarem em um curto período de tempo um crescimento expressivo. A lógica do mercado mudou e nem o padrão tradicional da indústria conseguiu impedir que o mundo digital avançasse. Dessa forma, várias startups e empresas vistas como novas entrantes, que conduzem seus negócios com base no uso de tecnologia, acabaram encontrando maiores chances de sucesso – e fazem isso até hoje.

Isso porque, diferentemente das organizações tradicionais – que apoiam suas estruturas em sistemas lineares, são orientadas a resultados financeiros, têm uma hierarquia definida e contam com um grande número de colaboradores, priorizam a centralização do poder e do conhecimento e são avessas à riscos -, as chamadas ‘exponenciais’ respondem rapidamente às novidades tecnológicas, são direcionadas por um pensamento não linear, funcionam de forma descentralizada e buscam sempre a inovação. E fazem isso em muito menos tempo, sendo mais efetivas em suas ações do que as ditas tradicionais.

 

As exponenciais e a inteligência sobre dados

O que impressiona é como as organizações exponenciais têm aproveitado essa nova era da informação. Por meio dos avanços das tecnologias e da inteligência de dados que existem por trás de suas estratégias, conseguem entender rapidamente as mudanças do mercado e fazer uma avaliação certeira de cenários.

Além de otimizarem o trabalho das suas equipes, que agora são mais enxutas, elas trabalham por meio de dados – e isso faz com que sejam ainda mais impactantes. Atuam focadas na maneira como vão usar os recursos tecnológicos para direcionar os negócios em vez de apenas contar com uma série de ativos digitais que as conduzem a empresa a um crescimento linear e sequencial.

Ao explorarem as tecnologias de forma inteligente, identificam as oportunidades certas para acelerar os negócios. Percebem as movimentações do mercado e enxergam antes de qualquer outra empresa – já experiente no mercado – possibilidades com grande potencial de negócio.

Elas usam, por exemplo, princípios da coparticipação e recursos externos, como a inteligência dos clientes, para a concepção de novos produtos ou até mesmo para o seu desenvolvimento. Com isso, conseguem com menos custos e em menor tempo alcançar melhores resultados e superar seus concorrentes.

Além disso, ao analisarem cenários e situações de mercado criam produtos e serviços totalmente baseados em informação. Por meio dos dados e da análise de dashboards em tempo real, por exemplo, passam a conhecer a fundo as necessidades dos seus consumidores, apostar cada vez mais na personalização do produto com base no perfil dos clientes com o objetivo de aumentar sua satisfação e transformam suas ofertas, que conseguem ser realmente eficientes no mercado, gerando retornos positivos para o negócio.

As exponenciais também entendem que a inovação não precisa estar somente nos produtos e, principalmente por meio das soluções tecnológicas e da inteligência aplicada sobre dados, conseguem inovar processos, questões organizacionais e o modelo de operação. Ou seja, os produtos não são os únicos beneficiados nessa história, porque a empresa como um todo passa a funcionar de maneira inovadora.

A verdade é que as organizações exponenciais aprenderam como funciona um novo mundo baseado em informação e no pensamento não-linear e, por isso, têm diferencial competitivo. Com os negócios girando em torno da informação e da geração de valor por meio de análises de dados, acabam modificando estruturas sociais, provocando mudanças no mercado e, com um grupo pequeno de funcionários, poucos custos e de forma muito rápida, conseguem manter suas operações, criar engajamento e atrair a atenção dos consumidores, saindo à frente na corrida por sucesso.

Deseja saber mais sobre a inteligência de dados que existe por trás das exponenciais? Então contate a Plugar, saiba tudo o mais que podemos fazer pela sua empresa e seja disruptivo também!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plugar nas redes sociais